Atuação das Forças Armadas no enfrentamento à Covid-19 é tema de palestra

Atuação das Forças Armadas no enfrentamento à Covid-19 é tema de palestra

O Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa (MD), Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, proferiu palestra, na quarta-feira (26), para estagiários do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), no Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG).

Com o tema “O Ministério da Defesa e o enfrentamento à pandemia da Covid-19”, a palestra foi ministrada por meio de videoconferência e apresentou panorama geral das ações executadas na atual conjuntura.

MD_NOTICIAS_20200828_NOT01_F01.jpeg

Dentre os assuntos abordados, destacaram-se: a ativação dos Comandos Conjuntos; a Operação Regresso (repatriação dos brasileiros que estavam em Wuhan); as missões de assistência à população indígena; o transporte e a distribuição de toneladas de insumos de saúde e de alimentação; o treinamento em Hospitais das Forças Armadas de centenas de militares e civis da área da saúde, de todas as regiões do Brasil, para atuarem diretamente com pacientes acometidos pela doença; e futuros projetos da Pasta da Defesa.

MD_NOTICIAS_20200828_NOT01_F02.jpeg

“Tivemos que nos adaptar às necessidades decorrentes dessa pandemia. Atuamos em várias frentes, combatendo um inimigo invisível. O Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, não parou de reforçar suas ações”, disse o Secretário. Pafiadache também ressaltou o quanto as iniciativas interministeriais fortalecem a governança e falou do legado que ficará após a pandemia, caracterizado pela integração das Forças Armadas com a sociedade.

Participaram da videoconferência 90 estagiários, entre eles, civis e militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, que, ao final da apresentação do Secretário, interagiram com questionamentos acerca do tema. Os trabalhos foram conduzidos pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, pelo Comandante do Campus da ESG em Brasília, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, e pelo assessor da SEPESD, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva.

“Hoje, tivemos o privilégio de ampliar o nosso conhecimento sobre as ações do Ministério da Defesa no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, sendo de fundamental importância para compreendermos os variados aspectos que norteiam as atividades da Pasta e que contribuem, significativamente, para mitigar o estado de emergência de saúde pública, de importância nacional e internacional”, agradeceu o Comandante da ESG.

Escola Superior de Guerra
A Escola Superior de Guerra (ESG) é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do MD, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e de assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

Por Maristella Marszalek
Fotos: divulgação das Forças Armadas

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *