Atualização de documentos de Defesa é entregue ao Presidente da Câmara dos Deputados

Na manhã desta quarta-feira (29), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na sede da Pasta, em Brasília. Na ocasião, houve apresentação das atualizações da Política Nacional de Defesa (PND), Estratégia Nacional de Defesa (END) e Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN) e da situação atual das Forças Armadas. Ao término da reunião os documentos atualizados, que serão apreciados pelo Congresso Nacional, foram entregues ao deputado.

Participaram também do encontro o Ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol; e da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho.

Conforme estabelecido na Lei Complementar nº 136/2010, os documentos de Defesa já haviam sido entregues ao Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em 22 de julho, durante reunião do Conselho de Defesa Nacional.

PND, END e LBDN
A Política Nacional de Defesa é o principal documento de planejamento da defesa do país. Ele estabelece objetivos e diretrizes para o preparo e emprego da capacitação nacional, com o envolvimento dos setores militar e civil, em todas as esferas de poder.

A Estratégia Nacional de Defesa, por sua vez, pretende definir como fazer o que se determinou na PND.

Já o chamado Livro Branco de Defesa Nacional apresenta uma visão geral da defesa e das Forças Armadas, tendo como principal propósito permitir transparência, promovendo assim a confiança mútua entre os países.

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>