Audiência Pública para tratar sobre os reflexos do aumento do fluxo migratório no estado de Roraima

Boa Vista (RR) – A Comissão Externa destinada a acompanhar o fluxo crescente de imigrantes oriundos da Venezuela que vem ocorrendo no estado de Roraima (CEXRR) realizou, no dia 18 de maio, na Assembleia Legislativa de Roraima, Audiência Pública para tratar sobre os reflexos do aumento do fluxo migratório no estado. Presidiu a audiência, o coordenador da comissão, o Deputado Federal Carlos Andrade, que evidenciou a importância da ação realizada pelo Governo Federal nessa faixa de fronteira.

Participaram da audiência os parlamentares que compõem a Comissão Externa; representantes das Operações Acolhida e Controle; integrantes de agências, das ONG e da ONU; e outras autoridades que fazem parte das iniciativas que procuram amenizar os impactos da vinda dos imigrantes desassistidos em situação de vulnerabilidade.

O Tenente-Coronel Sousa Filho, Assessor de Comunicação Social da Força-Tarefa Logística Humanitária para o estado de Roraima, apresentou as ações realizadas que estão atreladas à Operação Acolhida, cuja missão é cooperar com o Governo Federal, nas medidas de assistência emergencial para os imigrantes que se encontram em situação de vulnerabilidade. Discorreu, ainda, sobre a natureza humanitária da Operação, que retirou 1.105 imigrantes desassistidos das praças e ruas de Boa Vista, colaborou no processo de interiorização de 527 imigrantes e conta hoje com 9 abrigos que acolhem o total de 3.905 imigrantes.

O Prefeito do município de Pacaraima, o Sr Juliano Torquato, relatou as dificuldades encontradas com o grande aumento do fluxo de imigrantes na linha de fronteira nos últimos anos. No município de Pacaraima, encontra-se a principal porta de entrada para esses imigrantes, o que sobrecarrega, principalmente, o sistema de saúde. O Prefeito exaltou as ações realizadas pelas Operações Acolhida e Controle, que trabalham incansavelmente para acolher os imigrantes e diminuir os impactos causados à população do município. O resultado dessa audiência subsidiará as tratativas da comissão externa junto à Câmara dos Deputados sobre o assunto em tela.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>