AULA MAGNA DO CEPE/CEPEG/18 DE PORTO ALEGRE

Na noite do dia 13 de junho, as 19:00 horas, aconteceu a abertura oficial do CEPE/CEPEG de Porto Alegre/RS com a Aula Magna proferida pelo Gen R/1 Umberto Ramos de Andrade, no auditório do GBOEX, que teve como tema: “O Sonho de uma Grande Nação: Desafios e Oportunidades” .
Participaram da Mesa dos Trabalhos o Diretor da Faculdade Luterana São Marcos, Prof. Luis Pfluck, o Presidente da ADESG, Gen Umberto Andrade e o Delegado da ADESG/RS, Dr. Everton Marc.

01

A solenidade teve início com o canto do Hino Nacional. A seguir o Gen Umberto Andrade deu início a sua Aula Magna explanando sobre as questões que envolvem a projeção do Brasil no concerto das Nações, suas potencialidades, desafios e oportunidades. Abordou a questão do Poder Militar nas Relações Internacionais; A Era Pós-Ocidental – e a nova Ordem Mundial e o Fator Terror.

Gen Umberto Andrade

Gen Umberto Andrade

Referindo-se a Geopolítica do Século XXI listou e comentou aspectos relacionados com os Recursos Naturais, os Avanços Tecnológicos, as Parcerias Estratégicas, as Questões Climáticas e Ambientais, as Migrações e Antagonismos Gerados (pobreza, desemprego….), Intolerância Religiosa e Racial; Conflitos e Tensões Sociais e o Fator Terror.

Após o encerramento da palestra iniciaram-se os debates com diversos debatedores questionando o palestrante.

Após o encerramento da palestra iniciaram-se os debates com diversos debatedores questionando o palestrante.

Finalizado os debates, o Dr. Everton Marc, Delegado da ADESG/RS, e o Prof. Luis Pfluck, Diretor da Faculdade São Marcos, agradeceram ao palestrante pela excelente Aula Magna proferida. Na ocasião entregaram uma placa e um diploma de agradecimento. Em suas palavras enfatizaram que através da ampliação do conhecimento e do aumento da participação de todos, é uma forma de nos capacitarmos a enfrentar desafios e propor soluções para a preservação dos nossos valores e a defesa dos interesses nacionais, oportunidades para o nosso país e o aperfeiçoamento das nossas instituições e da democracia.

Cel Rogério Petry, Dr. Everton Marc, Gen Umberto Andrade e o Prof. Luis Pfluck

Cel Rogério Petry, Dr. Everton Marc, Gen Umberto Andrade e o Prof. Luis Pfluck

Antes do encerramento da Solenidade, os presentes cantaram o Hino Riograndense. Logo após os trabalhos foram encerrados e todos, em torno de 100 pessoas, participaram de um coquetel nas próprias instalações do GBOEX.

(ADESG/RS/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>