Aviação do Exército empenhada no enfrentamento do coronavírus

Aviação do Exército empenhada no enfrentamento do coronavírus

Empenhada nas ações de combate à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), a Aviação do Exército (AvEx) intensifica, desde o dia 16 de março, as ações de prevenção, de conscientização e também de diagnóstico e tratamento da doença.

O trabalho de prevenção com orientações sobre as formas de contágio e de evitar a propagação do vírus está ocorrendo tanto por meios virtuais, com o auxílio da rede e mídias sociais, como também oralmente, repetidamente para toda a tropa.

Na linha de frente do atendimento aos militares e da família militar, mais de 100 profissionais da área de saúde trabalham de forma incansável no Centro de Medicina de Aviação (CEMAvEx) e em dois postos de triagem.

Logo no portão principal do Forte Ricardo Kirk, os civis e prestadores de serviço que precisem adentrar no quartel passam por uma triagem. Caso apresentem algum sintoma gripal, eles recebem as informações necessárias e são orientados a voltar para casa.

No CEMAvEx, o atendimento foi todo adaptado para diminuir aglomerações, evitar contato entre pacientes e continuar oferecendo atendimento rápido e eficiente. Todas as consultas médicas e odontológicas eletivas foram canceladas e, agora, somente casos de emergência estão sendo atendidos.

As cadeiras de espera foram colocadas ao ar livre e qualquer pessoa que precise entrar na unidade de saúde passa antes por uma triagem. Nessa etapa, o histórico e os sinais vitais do paciente são verificados. Em seguida, os pacientes são classificados de acordo com o Protocolo de Manchester, método de triagem que estabelece escalas de urgência para o atendimento dos pacientes.

Dois leitos de emergência com monitoramento foram preparados para os casos mais graves dentro do CEMAvEx e, em caso de maior complexidade, os pacientes são transferidos com todo o amparo necessário para unidades de saúde de referência da região.

Assim como os médicos e enfermeiros estão fazendo na área de saúde, os demais militares também executam sua parte. O trabalho administrativo continua ocorrendo, porém em sistema de revezamento e todos os cuidados para evitar aglomeração estão sendo tomados com a tropa.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *