Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Tocantins” completa 500 dias de mar

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins” completou, no dia 5 de maio, 500 dias de mar de forma operativa ao longo de quase seis anos servindo à Marinha do Brasil. Incorporado em 27 de julho de 2012, o AvHoFlu Rio Tocantins é o primeiro de sua classe e está subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, em Belém-PA.

Construído com a finalidade de executar levantamentos hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica e de atualizar continuamente a cartografia náutica das principais hidrovias na região, o AvHoFlu “Rio Tocantins” já participou de diversas comissões como levantamento hidroceanográfico no canal do norte do Rio Amazonas, próximo à Ilha Queimada, no porto de Manaus, na baía de Macapá e no Rio Jari. Atualmente, está realizando trabalhos no Rio Tocantins.

O AvHoFlu “Rio Tocantins” recebeu esse nome para homenagear o segundo maior rio totalmente brasileiro. Conhecido como “Estrela Guia da Amazônia”, teve a alma forjada desde o momento da incorporação, no qual as chapas dos conveses e anteparas do Navio ganharam vida com o espírito dos destemidos tripulantes.

Ao alcançar esse importante marco, o AvHoFlu “Rio Tocantins” se orgulha por congregar a bravura, a criatividade e a abnegação de todos que passaram pelos conveses e que contribuíram para o que se tornou hoje: um Navio de pequeno casco, valente e com uma grande alma.

Atual tripulação do AvHoFlu Rio Tocantins

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>