Banda do 1º BG encanta público no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – Toda última quinta-feira do mês, na escadaria do Palácio Duque de Caxias, acontece a apresentação de uma banda de música do Exército, sempre com um repertório e banda distintos. O arranjo das músicas fica sob a responsabilidade dos próprios maestros, e as apresentações duram aproximadamente uma hora, começando sempre às 16 horas.

BANDA 1

Com mais de dez anos de existência, o projeto, criado pelo Comando Militar do Leste (CML), é uma oportunidade de admirar grandes temas musicais, gratuitamente, tocados ao vivo, e conhecer de perto o trabalho das bandas militares, que buscam divulgar os valores culturais do Exército Brasileiro.

BANDA 2

No dia 30 de março, o espetáculo foi por conta da Banda do 1º Batalhão de Guardas (1º BG), sob o comando do 1º Ten Gatti, regente, acompanhada de jovens músicos do município de São Gonçalo, que tocaram gaita de fole, devidamente caracterizados.

BANDA 3

Treinados pelo Maestro José Paulo, fuzileiro naval da reserva, os jovens são parte do Projeto Brazilian Piper, existente há 16 anos, que visa contribuir com a diminuição do tempo ocioso de crianças e jovens, por intermédio da música, utilizando a cultura escocesa e as gaitas de fole (também de origem escocesa), como instrumento não apenas de música, mas de inclusão social. Além disso, a gaita de fole é recurso para o ensino de valores, como civismo, patriotismo, disciplina e companheirismo, de modo a propiciar um desenvolvimento saudável, longe das ruas e das vulnerabilidades sociais.

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>