Base Aérea de Florianópolis inicia atividades do Projeto João do Pulo

Base Aérea de Florianópolis inicia atividades do Projeto João do Pulo

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina, é o mais novo núcleo do Projeto João do Pulo (PJP). A inauguração ocorreu em 14 de outubro, com a aula inaugural de 10 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-FL). O evento contou com a participação da Vice-Governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr; do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues; e do Diretor de Desporto Militar, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho.

20211022 CAPA Projeto João do Pulo FLORIPA.JPG

Recebidos pelo Comandante da BAFL, Coronel Ricardo Felzcky, participaram, ainda, da inauguração o Diretor do Departamento de Projetos Sociais, General de Divisão R/1 William Georges Felippe Abrahão; o Chefe de Gabinete da SEPESD, Brigadeiro do Ar R/1 Fernando Almeida Riomar; o Comandante do Comando Aéreo Sul (V COMAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Coordenador do Programa Forças no Esporte (PROFESP) na Força Aérea Brasileira, Coronel Aviador Everton Geraldo Chácara; a professora da Faculdade Estácio de Sá Priscila Monteiro Pereira; o Presidente da APAE-FL, Ricardo de Souza Mendonça; entre outras autoridades civis e militares.

Iniciativa

O Projeto João do Pulo (PJP), uma extensão do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa, surgiu em 2015, para promover a reintegração social dos militares que adquiriram alguma deficiência física, em consequência de acidentes ou enfermidades durante a carreira nas Forças Armadas. Em 2019, passou a receber, prioritariamente, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. As atividades oferecidas são realizadas no contraturno escolar, em 13 núcleos implantados nas organizações militares. Atualmente, há mais de 300 beneficiados.

O nome do projeto homenageia o desportista militar João Carlos de Oliveira, recordista em salto triplo e medalhista olímpico, que teve a perna direita amputada, após acidente automobilístico. O João do Pulo é viabilizado de acordo com a demanda de cada núcleo, por meio de parceria com os Ministérios da Cidadania; da Educação; da Mulher, Família e Direitos Humanos; além de organizações parceiras, como a APAE.

Com informações da Base Aérea de Florianópolis
Fotos: divulgação Base Aérea de Florianópolis

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *