Base Aérea de Natal amplia atividades do Programa Forças no Esporte

Base Aérea de Natal amplia atividades do Programa Forças no Esporte

Este ano os alunos realizam práticas esportivas, de reforço escolar e também de educação ambiental

A Base Aérea de Natal (BANT) ampliou as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e está atendendo 325 crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos de idade, de sete escolas da rede pública de ensino de Parnamirim, onde fica localizada a BANT. Além dos esportes e de reforço escolar, os alunos vão contar também com educação ambiental. “O maior objetivo é que o aluno seja um agente transformador do meio em que ele vive, que ele consiga conscientizar as pessoas que estão a volta dele e influenciá-las para que passem a cuidar do uso dos nossos recursos”, explica a coordenadora pedagógica do PROFESP, Tenente Pedagoga Aline Peroba Pitombeira.

BASE 1

Os alunos realizam atividades na BANT às terças, quartas e quintas-feiras, no contra-turno escolar. Para isso, o programa conta com cinco estagiários da área de educação, sendo quatro estudantes de pedagogia e uma estudante de licenciatura em matemática, contratada este ano. Além deles, 15 estagiários de educação física compõem a equipe responsável pelas atividades esportivas das crianças. Tudo é realizado em parceira com a Prefeitura de Parnamirim e instituições de ensino superior locais.

BASE 2

Para a Adjunta ao Coordenador Geral do Programa, Tenente Educadora Física Regina Schrotter Salviatto, o PROFESP auxilia na transformação do futuro das crianças e adolescentes beneficiários. “O Programa possibilita a esses meninos terem um horizonte diferente do que a realidade deles oferece. São mais oportunidades, vivências e experiências que vão fazer a diferença na formação deles”, defende a militar, ao destacar que o Programa já formou esportistas que ganharam medalhas e subiram a pódios em competições desportivas nacionais.

Durante a aula inaugural, o Comandante da BANT, Coronel Aviador Antonio Santoro, destacou a importância de se educar os jovens para o futuro. Para os alunos do Programa, Coronel Santoro enfatizou a importância dos símbolos nacionais, a prática do civismo e do patriotismo e também do envolvimento da família no PROFESP BANT, dando continuidade aos ensinamentos adquiridos durante o período em que os alunos passam na Base Aérea.

PROFESP

BASE 3

O programa é uma iniciativa do Ministério da Defesa e integra o Programa Estratégico do Governo Federal “Segundo Tempo”, destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional. O objetivo é promover, por meio da prática esportiva e do reforço escolar, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *