Base Naval de Aratu conclui reparo do Navio Patrulha “Macau”

Base Naval de Aratu conclui reparo do Navio Patrulha “Macau”

A Base Naval de Aratu (BNA) concluiu a primeira docagem do Navio Patrulha “Macau” (P71), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e sediado no Comando do 3º Distrito Naval. A docagem foi realizada no Sistema Elevador de Navios (SELENA) no período de 24 de agosto a 5 de outubro.

“Macau” iniciando a saída do SELENA
“Macau” iniciando a saída do SELENA

Durante o período de manutenção do meio, foram realizados diversos serviços no navio, como o tratamento e a pintura das obras vivas e linha d’água; revisão de válvulas de fundo e lemes; limpeza e tratamento de tanques; e substituição de todos os anodos do sistema de proteção catódica do navio, empregados no controle da corrosão de metais.

O Navio Patrulha “Macau”, pertencente à classe “Macaé”, foi construído a partir do projeto francês do Navio Patrulha Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho. O “Macau” tem como missão o apoio à fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além de atividades de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar.

Macau saindo do SELENA
Macau saindo do SELENA

O Comandante da BNA, Capitão de Mar e Guerra Márcio Tadeu Francisco das Neves, destaca que a execução e finalização desse reparo, em apenas 46 dias, demonstra o grau de profissionalismo dos servidores civis e militares da Base, levando ainda mais longe o lema da organização militar: “garantir em terra a segurança no mar”.

(CCSM / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *