Base Naval do Rio de Janeiro promove a 2ª Semana Cultural

No período de 20 a 29 de junho, ocorreu a 2ª Semana Cultural da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), com o objetivo de incentivar o aprimoramento cultural dos militares. Foram visitadas a recém-inaugurada Sala de Memória da BNRJ, o Museu Naval, a Ilha Fiscal e o Museu do Corpo de Fuzileiros Navais.

Capitão de Mar e Guerra (REF) Miyoshi conduz visita ao Museu Naval

Capitão de Mar e Guerra (REF) Miyoshi conduz visita ao Museu Naval

A Sala de Memória destina-se à divulgação da história da Base Naval e possui um acervo permanente sobre “A história da Base no contexto da Ilha de Mocanguê”, transmitindo ao visitante um conhecimento relacionado ao acervo exposto.

O Museu Naval está situado em um prédio centenário na Rua Dom Manuel, no centro do Rio de Janeiro, e apresenta a exposição permanente “O Poder Naval na Formação do Brasil”, que ocupa sete salas do pavimento térreo.

A Ilha Fiscal, cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, continua sendo um elo entre o presente e o passado.

Por fim, o Museu do Corpo de Fuzileiros Navais, localizado no sítio histórico da Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, está situado nas instalações que, desde o fim da campanha contra os franceses em Caiena (Guiana Francesa – 1809), foram ocupadas pelos componentes da Brigada Real da Marinha, origem do atual Corpo de Fuzileiros Navais.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>