Batalhão Olímpico do Paraná prepara-se para os Jogos Rio 2016

Batalhão Olímpico do Paraná prepara-se para os Jogos Rio 2016

Curitiba (PR) – No dia 1° de julho, o Batalhão Olímpico realizou, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), uma formatura de aprestamento da Força-Tarefa Campos Gerais, formada por tropas de diversas organizações militares integrantes da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), para atender à missão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Em todo o País, o Exército empregará cerca de 25 mil homens e a 5ª DE apresenta um terço de todo o efetivo em condições de acionamento.

BATALHAO 1

A finalidade da participação da Força Terrestre nas competições será prestar apoio aos órgãos de segurança pública, a fim de contribuir com o bom andamento de todas as atividades. Seguindo o programa de preparação para o emprego do Exército, os militares da Guarnição de Curitiba passaram por etapas prévias de adestramento, apronto operacional com foco na logística de pessoal e padronização do material individual, além de treinamento para enfrentarem situações de risco.

Nesse contexto, o Exército Brasileiro realizou, durante o mês de maio, a Operação Azoto em 15 estados, incluindo Paraná e Santa Catarina – área de responsabilidade da 5ª DE. Coordenada pelo Comando Logístico, por intermédio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), a Operação ocorreu em ambiente interagências e teve por objetivo contribuir com as ações para a realização dos Jogos, principalmente, no controle da produção, armazenamento, comercialização e transporte de matérias-primas para explosivos.BATALHAO 2O Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Luiz Dias Freitas, participou da atividade no 20º BIB, com os objetivos de reiterar o comprometimento da 5ª DE com as Diretrizes Nacionais do Ministério da Defesa para os Jogos Rio 2016, bem como de incentivar os militares envolvidos sobre a importância do preparo para o êxito da missão.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *