Batalhão Porto Príncipe executa Operação “Nós estamos aqui”

Batalhão Porto Príncipe executa Operação “Nós estamos aqui”

Porto Príncipe (Haiti), 11/07/2016 – Integrantes do 24º Contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabat), denominado Batalhão Porto Príncipe, em coordenação com a Polícia Nacional do Haiti (PNH) e a Polícia das Nações Unidas (UNPOL), no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), realizaram, na quinta-feira (7), a Operação “Nou isia-a”.

Operação "Nou isia-a" intensificou a presença do Brabat na cidade de Cité Soleil
Operação “Nou isia-a” intensificou a presença do Brabat na cidade de Cité Soleil

A Operação Conjunta, que teve a finalidade de intensificar a presença do Brabat na cidade de Cité Soleil, ocorreu nas regiões Bois-Neuf, Projet-Drouillard, Brooklyn, Boston, Bellecourt e La Saline, por meio da realização de patrulhamentos, e o estabelecimento de check points, que são pontos predeterminados de controle.

A ação também serviu para aprimorar a interoperabilidade entre as subunidades de manobra e o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, além de contribuir para o aperfeiçoamento das táticas, técnicas e procedimentos da tropa no terreno. O nome da “Nou isi-a” é uma expressão que significa “nós estamos aqui”, no idioma haitiano.

Durante a Operação, a utilização de drones proporcionou condições adequadas para medidas de comando e controle, obtenção de dados de interesse e proteção da tropa. O contingente brasileiro é composto por 970 militares do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat), que conta ainda com um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), da Marinha do Brasil, e da Companhia de Engenharia (Braengcoy).

*Com informações da Comunicação Social do 24º Contingente

Foto: Comunicação Social Brabat

(MD ASCOM/ FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *