Bons ventos e mares tranquilos para o Almirante Bento

Bons ventos e mares tranquilos para o Almirante Bento

Rio de Janeiro, 08/12/2015 – “Espero poder oferecer minha contribuição, dando continuidade ao legado de dedicação, competência e tradição dos rumos traçados e navegados por meus antecessores”. Foram com essas palavras que o novo comandante-em-chefe da esquadra, almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, assumiu o compromisso do novo cargo na manhã da terça-feira (8), em cerimônia no Navio Aeródromo São Paulo, no Rio de Janeiro (RJ). Ele também manifestou seu desejo em contribuir para a defesa da pátria e para a manutenção dos nossos interesses nacionais no mar, particularmente na Amazônia Azul.

Bons ventos e mares tranquilos para o almirante Bento

Quem deixa o cargo é o Almirante Liseo Zampronio, que assumirá a Secretaria Geral da Marinha. Em sua saudação, ele desejou “bons ventos, mares tranquilos e muitas felicidades” ao seu sucessor.

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e o Comandante da Marinha, almirante Leal Ferreira, participaram da cerimônia. O ministro exaltou o trabalho realizado pelo comandante que deixa o posto, desejou sorte e sucesso ao que assume e lembrou o trabalho realizado pelo oficial como assessor parlamentar da Marinha nos anos 90. “O almirante Bento galgou com esforço, com estudo, com espírito de renúncia, com inteligência, as mais diferentes esferas de responsabilidades na sua instituição”, lembrou o ministro.

bento 2

Também participaram da solenidade o comandante de operações navais, almirante de esquadra, Elis Treidler Öberg, e o ex-ministro da Defesa Celso Amorim.

O Posto

O comandante-em-chefe da esquadra é o último comando possível no mar para um marinheiro. Ele é ocupado, portanto, pelo mais antigo almirante que seja um comandante no mar. “É o sonho de todo marinheiro”, explica o comandante da Marinha, almirante Leal Ferreira, que já foi comandante-em-chefe da esquadra.

A Esquadra

A esquadra é núcleo central do poder da Marinha. A Esquadra da Marinha do Brasil é composta pela Força de Superfície, pela Força de Submarinos e pela Força AeroNaval.

Foto: Felipe Barra

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *