BRABAT 25 entra na reta final da preparação

BRABAT 25 entra na reta final da preparação

Jaboatão dos Guararapes (PE) – No período de 26 de setembro a 1ª outubro, ocorreu a fase de concentração do 25º Contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 25), no 14º Batalhão de Infantaria de Motorizado (14º BI Mtz), em Jaboatão dos Guararapes (PE).

brabat-1

A concentração é uma fase importante da preparação da tropa que irá atuar na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), já que, além da adaptação dos pré-selecionados à intensa rotina que terão na Capital haitiana, os militares recebem instruções sobre o funcionamento das missões de paz da ONU, sobre a proteção da criança, sobre regras engajamento e outras específicas para esse tipo de missão e sobre o aprimoramento de táticas, técnicas e procedimentos das frações do Batalhão. Os militares também foram submetidos à avaliação física e realizaram a coleta de DNA para arquivo.

Visando consolidar a preparação do contingente para os Estágios Básico e Avançado de Operações de Paz, o Batalhão organizou-se de forma semelhante ao que acontece no Haiti: o BRABAT foi instalado no 14º BI Mtz, como se fosse a Base Gen Bacelar, e a 1ª Companhia de Infantaria de Força de Paz ocupou o 4º Batalhão de Comunicações, simulando a Base de Cité Soleil, uma região afastada da base brasileira em Porto Príncipe.

Os meios empregados para essa fase da preparação foram expressivos. No total, 110 viaturas, dentre ambulâncias, cisternas, Marruá e o blindado Urutu, foram empregados, além de quase 700 militares, oriundos de várias organizações militares do Brasil e principalmente do Nordeste.

Ao término da semana, pela primeira vez com a tropa toda reunida, foi realizada uma formatura, com a finalidade de apresentar a tropa para o Coordenador do Preparo do BRABAT 25, General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Júnior, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.

O Gen Montenegro mencionou que “o objetivo maior da fase do preparo é justamente estreitar os laços de camaradagem e liderança em todos os níveis”. Além disso, ele mencionou o esforço dos integrantes do BRABAT 25 em buscar as melhores condições possíveis para o preparo e agradeceu aos militares do 14º BI Mtz pelo acolhimento do contingente.

brabat-2

O BRABAT 25 iniciou os Estágios Básico e Avançado de Operações de Paz que ocorrerão até o dia 21 de outubro e, após finalizar a preparação, aguardará a determinação para o embarque rumo ao país caribenho que deverá ocorrer em meados de novembro.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *