Brasil e Argentina realizam primeiro Exercício de Cooperação Bilateral em Caso de Desastres

Iniciativa pioneira entre Brasil e Argentina, o Exercício Combinado de Cooperação Bilateral em Caso de Desastres “Integración 2019” entre as Forças Armadas dos dois países ocorreu no período de 25 a 29 de março, na Escola Superior de Guerra Conjunta das Forças Armadas Argentinas, em Buenos Aires.

esta imagem não possui descrição

Planejado desde 2017, o Exercício teve como principal objetivo o compartilhamento de experiências e conhecimento, com foco no aperfeiçoamento de medidas de emprego e cooperação dos meios das Forças Armadas em situações de apoio à defesa civil.

esta imagem não possui descrição

Realizado na modalidade “Table Top”, o Exercício “Integración” foi bem-sucedido na medida em que possibilitou o estreitamento dos laços de amizade entre as duas nações, assim como colaborou para o aprimoramento e a padronização de procedimentos para atuação combinada entre ambos os países em contexto de assistência humanitária.

esta imagem não possui descrição

As Forças Armadas brasileiras já têm como requisitos a prontidão, a mobilidade e a logística, o comando e controle e a capilaridade, que possibilitam a atuação, em caso de desastres, em todo território nacional.

A comitiva brasileira foi composta por um oficial do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa, e dois militares de cada Força Singular. O Exercício contou ainda com a atuação de agências que compõem o Sistema Nacional para Gestão Integral de Risco da Argentina (SINAGIR) e foi acompanhado por observadores dos Estados Unidos.

Conheça mais sobre o planejamento do Exercício no link.

Com informações e fotos da Seção de Operações Complementares/MD

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>