Brasil e Índia realizam a 6ª reunião do Comitê Conjunto de Defesa

Nos dias 12 e 13 de fevereiro do presente ano, ocorreu a 6ª reunião do Comitê Conjunto de Defesa Brasil-Índia, no Ministério da Defesa. O encontro teve o intuito de manter diálogo regular sobre questões bilaterais e multilaterais de interesse mútuo, no âmbito da defesa, para fomentar a cooperação, a integração e a confiança recíproca entre os dois países.

esta imagem não possui descrição

As delegações brasileira e indiana trataram de assuntos como logística em operações conjuntas, compartilhamento de imagens satelitais, métodos de gestão do ciclo de vida do equipamento de defesa, acústica submarina, intercâmbios na área de ensino, Assistência Humanitária, entre outros temas. Após a discussão sobre os entendimentos, foi assinada ata.

Para o subchefe de Assuntos Internacionais, Almirante Guilherme da Silva Costa, é uma satisfação poder estreitar essa relação entre os países. “Os desafios são grandes, assim como a motivação. Foram propostas realistas e acredito que conseguimos atingir o propósito”, alegou. O secretário adjunto do Ministério da Defesa da Índia, Subhash Chandra, afirmou que existem várias áreas comuns de interesse mutuo, e que o encontro é uma grande oportunidade para ampliar a cooperação e promover as capacidades de ambos países que mesmo em continentes diferentes, abraçam a mesma visão democrática.

esta imagem não possui descrição

“Estou seguro que nossos líderes vão levar adiante tudo que falamos aqui. É de fato ter essa relação bilateral, demonstra o valor e o companheirismo que temos com o Brasil”, apontou. A próxima do Comitê Conjunto de Defesa ocorrerá em 2020 na Índia.

Por Júlia Campos

Fotos: Tereza Sobreira

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>