Brasil participa da 100ª Sessão do Comitê de Segurança Marítima

Realizada entre 3 e 7 de dezembro, em Londres, a 100ª Sessão do Comitê de Segurança Marítima (MSC 100) contou com a participação da delegação do Brasil formada por representantes da Marinha do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), de técnicos da indústria (PETROBRAS-TRANSPETRO) e de membros da Academia, oriundos da Universidade Federal de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Um dos carros-chefe dos trabalhos da Organização Marítima Internacional, o Comitê MSC trata das questões pertinentes à segurança e à proteção marítima. Isso inclui a atualização da Convenção SOLAS (Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar) e seus códigos, como aqueles relacionados ao transporte de produtos perigosos, a dispositivos salva-vidas e aos sistemas de combate a incêndio.

O MSC trata, também, de assuntos relevantes para o elemento humano, incluindo emendas à Convenção STCW (Normas para Formação, Certificação e Serviço de Quarto para os Marítimos), além de vários outros temas, como Padrões Baseados em Metas (GBS), navios autônomos, pirataria e roubo armado contra navios, segurança cibernética, e-navigation e modernização do Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>