Brasil participa do Conselho C 120 da Organização Marítima Internacional (IMO)

Brasil participa do Conselho C 120 da Organização Marítima Internacional (IMO)

Com uma delegação composta por representantes da Marinha do Brasil, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF), o Brasil tomou parte nas discussões da 120ª Sessão do Conselho C 120 da Organização Marítima Internacional (IMO), no período de 2 a 5 de julho, na sede da Organização, em Londres.

Durante o C 120, foram discutidos os seguintes assuntos: a constituição de grupo de trabalho, a se reunir a partir de novembro deste ano, dedicado a estudar reformas no Conselho, como: a alteração do quantitativo de Estados membros e a redefinição das categorias que o compõem; a ampliação, em caráter experimental, do período destinado ao Subcomitê de Navegação, Comunicações e SAR (NCSR), de cinco para oito dias; e a ratificação do período de realização da 4ª Reunião Intersessional do grupo de trabalho sobre redução de gases do efeito estufa no transporte marítimo internacional (greenhouse gases – GHG), que ocorrerá de 15 a 19 de outubro de 2018, semana imediatamente anterior à reunião do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC 73).

O Conselho da IMO é eleito, a cada dois anos, pelos, atualmente, 174 Estados membros da IMO. É o Órgão Executivo da Organização.

O Brasil é membro ininterrupto do Conselho desde 1967 e, desde 1975, ocupa assento na categoria B, destinada aos Estados com o maior interesse no comércio marítimo.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *