Brigada presta honras fúnebres ao último integrante da Força Expedicionária Brasileira do município de Bagé/RS

Na noite de 28 de junho, o 2º Tenente João Francisco da Silva, com 96 anos de idade, último dos 33 bajeenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial, travou sua derradeira batalha.

Em 1944, contava com 20 anos e servia no 12º Regimento de Cavalaria, em Bagé/RS, hoje 3º Batalhão Logístico, quando foi voluntário para integrar o contingente da FEB. Ato contínuo embarcou no trem até Rio Grande/RS, seguindo de navio para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por três meses em intenso treinamento. Ao fim da preparação, o então Soldado João Francisco embarcou para a Itália, aportando em Nápoles após 15 dias de viagem.

Em território inimigo, demonstrou o valor do soldado brasileiro, perpetrando atos de bravura e coragem, que inclusive salvaram vidas de compatriotas.

O Sr João Francisco retornou a Bagé em 1945, após o fim da guerra, a partir de então constituiu sua família, deixando o legado de sete filhos. Desempenhou diversas atividades de trabalho, inclusive, mais de 12 anos de serviço no próprio Hospital de Guarnição de Bagé.

Deixará saudade, sua presença constante nos palanques das formaturas da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec). Nossa última continência ao herói bageense Sr João Francisco.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>