Além de modernos sistemas, negociação com a Suécia contempla transferência tecnológica e desenvolvimento da indústria nacional no setor aeroespacial
Em 18 de dezembro de 2013, o Ministro da Defesa Celso Amorim declarou a aeronave Gripen- NG, da empresa sueca SAAB, a vencedora da licitação brasileira para substituição dos caças de combate F-5 e Mirage, no âmbito do projeto conhecido como FX-2. A proposta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves, logística inicial, treinamento, simuladores de voo e projetos de transferência de tecnologia e cooperação industrial. A próxima fase do processo, prevista para durar uma média de 12 meses, consiste nas negociações para a materialização dos contratos de fornecimento de bens, de serviços e os acordos de compensação.
O Gripen NG é um modelo supersônico monomotor projetado para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas. Foi desenvolvido para se adaptar à evolução das ameaças e atender às exigências operacionais enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas mundiais. A versão brasileira, a ser desenvolvida em parceria com empresas nacionais a partir do projeto original formatado para Força Aérea da Suécia, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional – como o míssil A-Datrer de 5º, que está sendo desenvolvido em parceria com a África do Sul. Dotada de sistema de reabastecimento em voo, a aeronave será capaz de defender o espaço aéreo nacional nos pontos mais remotos do Brasil. Tais características, aliadas ao desempenho da aeronave, possibilitarão um expressivo ganho na capacidade operacional da FAB.
A capacidade de sobrevivência da aeronave é garantida pelo equilíbrio existente entre as baixas assinaturas no espectro visível, infravermelho e radar, assim como por um avançadíssimo sistema modular de Guerra Eletrônica e de Autoproteção. Como caça multiemprego de última geração, incorpora elevado alcance operacional, capacidade de carga útil e o recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW). O recurso NCW da aeronave brasileira será significativamente aprimorado, pois será operado em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer.
O projeto, flexível e modular, faz com que o seu aprimoramento e desenvolvimento contínuo apresentem baixo risco operacional e excelente custo-benefício. O programa cobre o desenvolvimento de todos os principais sensores e aviônicos, inclusive a comunicação de dados, os sistemas de autoproteção, a integração de armas, bem como os aprimoramentos da estrutura do avião e de sua motorização.
O Comando da Aeronáutica e a indústria brasileira serão parceiros da Força Aérea Sueca e da SAAB nas atividades de projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas tecnológicos do Gripen NG. O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dará à indústria e à FAB acesso, sem precedentes, a todos os níveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro.
Linha do tempo
2001 | Comando da Aeronáutica inicia a seleção das empresas ofertantes de equipamento compatíveis com os requisitos definidos. No final do ano, foram selecionadas aeronaves Gripen, F-16, Mig-29, Mirage 2000 e Sukhoi 30 |
2003 | Suspensão no início do ano e retomada em outubro |
2004 | Com o término de validade das propostas em dezembro, o governo decide preencher a lacuna da desativação dos F-103 Mirage III (prevista para 2005) com a compra de 12 Mirage 2000-C usados da Força Aérea Francesa |
2007 | Estado Maior da Aeronáutica reinicia o processo de estudos sobre as necessidades de um caça multiemprego |
2008 | É constituída a Comissão Gerencial do Projeto FX-2 e ao final do ano são selecionadas as aeronaves F-18 Superhornet (Boeing); Rafale (Dassault) e Gripen NG (SAAB) segundo critérios técnicos, logísticos, de compensação comercial (pacote offset) e de transferência tecnológica para o Brasil |
2009 | Propostas dos três finalistas são enviadas para apreciação final |
2010 | Comando da Aeronáutica submete relatório final para decisão do Governo Federal |
2013 | Brasil decide pela compra do Gripen NG |
Foto: Jorge Cardoso
(MD ASCOM/FM)