CAEPE 2015 Visita Foz do Iguaçu

CAEPE 2015 Visita Foz do Iguaçu

Para cumprir o programa do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), da Escola Superior de Guerra (ESG), previsto para 2015, os estagiários do curso estão realizando viagem de estudos, nas cidades de Foz do Iguaçu e São José dos Campos, no período de 14 a 19 de junho. A atividade tem o objetivo de colher dados e informações para o desenvolvimento dos exercícios a serem elaborados pelos grupos de trabalho.

CAEPE 2

Em 15 de junho, a comitiva, chefiada pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, assistiu às conferências ministradas por representantes das Delegacias de Polícia Federal e da Receita Federal, sediadas em Foz do Iguaçu.

Em sua palestra, no auditório da Polícia Federal, o Delegado Executivo da Polícia Federal, Rodrigo de Campos Costa, falou sobre a estrutura operacional administrativa do órgão e fez um diagnóstico dos problemas existentes em relação ao efetivo e sua área de atuação. Expôs também as ações rotineiras da instituição, dando destaque ao contrabando e ao descaminho, ou seja, a importação e exportação de material permitido sem o pagamento de tributos.

CAEPE 1

Na oportunidade, ressaltou ainda o combate ao tráfico de entorpecentes, armas e munição, realizado por meio de atividades operacionais e investigativas conjuntas. Na segunda parte do evento, o Dr. Rafael Rodrigues Bolzan apontou os aspectos relevantes do trabalho da Delegacia da Receita Federal, advertindo sobre os malefícios do contrabando e do descaminho. Entre estes, citou o desemprego, a concorrência desleal, os riscos à saúde (medicamentos e produtos não regulados), a destruição da natureza (animais silvestres), o risco de segurança dos produtos (no caso da indústria automobilística afetam as características técnicas), e outros.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *