CAEPE Visita à Embraer

CAEPE Visita à Embraer

Os estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), da Escola Superior de Guerra (ESG), visitaram, no dia 23 de setembro de 2015, à EMBRAER S.A., em Gavião Peixoto, São Paulo. A comitiva foi chefiada pelo Brigadeiro Marcos Antônio Diniz Chagas, Diretor do CAEPE. A Unidade Embraer – Gavião Peixoto está voltada, principalmente, para a produção de aeronaves militares, de componentes para aeronaves civis e realização de ensaios em voo.

Embraer 1

Na oportunidade, o grupo percorreu as instalações da Empresa e conheceu os quatro hangares de montagem e voo. A seguir, o engenheiro Gilberto Ferreira de Castro fez uma explanação sobre a construção em Gavião Peixoto, o surgimento da necessidade de Unidade Nova da Embraer em 1999, devido às limitações das áreas em São José dos Campos e Botucatu, ambas no estado de São Paulo, sem condições de comportar uma pista própria. O local escolhido tem uma área total de 1.600 hectares com 13,5 hectares de área construída, conta com 1900 funcionários, que trabalham em regime de três turnos, sendo 59% considerados como mão de obra direta, entre engenheiros e técnicos. A pista possui 4.967 metros de comprimento por 95 metros de largura.

Embraer 2

Na segunda palestra, o Engenheiro Reinaldo Hayashida citou os itens de relevância para selecionar Gavião Peixoto como sede da nova unidade. Entre estes, o terreno amplo e plano, o clima com temperaturas amenas, local próximo às cidades com escolas de níveis médio e técnico, as distâncias de São José dos Campos, Botucatu, de portos e aeroportos, a disponibilidade de mão de obra (SENAI) e o fácil acesso logístico a serviços essenciais, como, por exemplo, o de saúde. Além disso, o engenheiro ressaltou que os valores mais reputados pela Empresa são as pessoas e a tecnologia. O palestrante falou ainda sobre o voo inaugural da maior aeronave fabricada no país, o avião de transporte militar KC-390, no mês de fevereiro deste ano. A aeronave sobrevoou por 1h25min a região.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *