CAEPE VISITA INSTITUIÇÕES E EMPRESAS NO PARANÁ E NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Na semana de 7 a 11 de outubro, uma comitiva composta por 91 militares e civis provenientes da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram instituições nas cidades de Foz do Iguaçu (PR), Gavião Peixoto e Pirassununga (SP).

Os 83 estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) coletaram dados e informações, a partir de palestras e visitas, com vistas à aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula. Entre as organizações visitadas estão a Academia da Força Aérea (AFA), Itaipu Binacional, Furnas e Embraer.

A primeira visita foi na AFA, onde a comitiva foi recebida pelo Coronel Aviador Gonçalves, Chefe da Divisão de Ensino, que conduziu o grupo ao Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea, em que conheceram mais sobre a função e a dinâmica da operação de instrução aos cadetes do último ano. Em sequência, os estagiários percorreram a área externa da Academia, enquanto escutavam mais sobre sua história, valores e dinâmica de ensino.

À tarde, visitaram a Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), em que seu diretor, Coronel Intendente Barroso, destacou a importância da Fazenda no contexto da construção da AFA, bem como o atual papel desempenhado pela FAYS e os desafios e realizações. O dia encerrou-se com uma apresentação da Fumaça após o comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea, Tenente-Coronel Aviador Marcelo, explanar sua história, valores e função estratégica para a imagem da Força Aérea junto à população.

No dia seguinte, já em Foz do Iguaçu, a comitiva visitou a Itaipu Binacional, usina que corresponde a aproximadamente 15% da matriz energética nacional. Seu diretor-geral no Brasil, General de Exército Silva e Luna, destacou em palestra a importância estratégica, a governança e desafios da binacionalidade e as características do Sistema Integrado Brasileiro, que possui uma malha de distribuição de proporções continentais. Logo após a explanação, o grupo visitou as instalações da Usina.

Na quarta-feira, os estagiários foram recebidos no 34° Batalhão de Infantaria Mecanizada, em que participaram de um ciclo de palestras com representantes da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (BIMec), do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), da Delegacia da Polícia Federal (DPF) e da Delegacia da Receita Federal (DRF).

A primeira apresentação foi a do General de Brigada Eickhoff, comandante do15ª BIMec, que além de abordar as responsabilidades da organização na região, as missões interagências e operações de fronteira, também comentou sobre os desafios enfrentados como a imigração ilegal, crime organizado contrabando, questão indígena, tráfico e a proteção de pontos sensíveis e estratégicos, como a usina de Itaipu.

Ao Comandante do Cindacta II, Coronel Aviador Adachi, coube apresentar a missão de controle do tráfego aéreo e de defesa, bem como a estrutura e operações de responsabilidade da organização, que é subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo e ao Comando de Operações Aeroespaciais. “O Cindacta II é responsável por um terço do movimento aéreo brasileiro e o país ocupa posição de destaque em auditorias internacionais”, comentou o Coronel.

A DPF e a DRF foram representadas respectivamente pelos Delegado-Chefe Mozart Person Fuchs e Delegado da Alfândega Paulo Sergio Cordeiro Bini. Ambos, além de apresentarem o funcionamento e responsabilidade de cada delegacia, abordaram os desafios enfrentados na região de fronteira com Argentina e Paraguai e a importância de cooperação entre as forças militares, agências governamentais e do judiciário.

No penúltimo dia, 10 de outubro, em Foz do Iguaçu, a subestação de Furnas recebeu o CAEPE e, na palestra de seu presidente, Luiz Carlos Ciocchi, e de dois gerentes responsáveis pelas operações, apresentaram aos estagiários a capacidade, desempenho e estrutura de conversão e distribuição da energia obtida via Itaipu. Ao final, foi realizada uma visita às instalações.

Encerrando a viagem acadêmica, os estagiários foram recebidos na Embraer Defesa e Segurança – unidade de Gavião Peixoto – pelo assessor do presidente da empresa, Sergio Aita, que também proferiu palestra sobre os atuais projetos e a visão para os próximos anos. Por meio de uma visita guiada a comitiva também pode conhecer e observar a linha de montagem e a de finalização do Projeto KC-390.

(ESG/FM)
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>