CAEPE visita o Comando da Força de Submarinos

O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (CAEPE/ESG) realizou, no dia 5 de julho, uma visita de estudo ao Comando da Força de Submarinos. A comitiva, chefiada pelo Diretor do CAEPE e Assistente Militar da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, teve por objetivo conhecer a estrutura do Comando da Força e suas Organizações Militares subordinadas.

A turma “ESG 70 Anos – Pátria Amada Brasil” foi recepcionada pelo Comandante da Força, Contra-Almirante Luiz Carlos Rôças Corrêa, que deu as boas-vindas e realizou uma apresentação geral dos locais que seriam visitados. Após a apresentação inicial, a turma foi dividida em três grupos que, em sistema de rodízio, visitou o Grupamento de Mergulhadores de Combate, o Submarino Tapajó e o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA).

 No Grupamento de Mergulhadores de Combate, os estagiários tiveram a oportunidade de
conhecer os equipamentos de combate utilizados pelos mergulhadores, como as roupas de mergulho, armamentos de precisão e veículo submarino, além das peculiaridades da atividade especial. Na ocasião, o Imediato daquela OM, Capitão de Corveta Mussatto e o Chefe de Operações, Capitão Tenente Santiago, ressaltaram a importância dos exercícios e intercâmbios que são realizados com mergulhadores de combate de outros países, como os “NavySeals” da Marinha dos Estados Unidos.

Continuando a visitação no Submarino Tapajó, a comitiva foi recebida pelo seu Comandante, o Capitão de Fragata Alexandre Nogueira. Na ocasião, os estagiários puderam entrar e conhecer o submarino, percorrendo os compartimentos da embarcação como a área de máquinas e de torpedos.

Também tiveram a oportunidade de conhecer os locais onde os militares fazem as suas refeições e repousam. O Submarino Tapajó possui um comprimento de 60 metros e capacidade para oito tubos de torpedos.

 Na terceira e última Organização Militar visitada, o Centro de Instrução e Adestramento
Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), a comitiva foi recebida pelo Comandante, o Capitão de Mar e Guerra Branco, que inicialmente realizou uma apresentação institucional no auditório, abrangendo toda a prática de adestramento e instrução de mergulho em câmaras hiperbáricas, que é o recurso utilizado para realizar a descompressão nos mergulhadores. Após a apresentação, os estagiários percorreram as instalações e tiveram a oportunidade de conhecer a câmara hiperbárica, o sino de mergulho e o tanque de imersão, que possui uma profundidade de 5 metros e é o local onde os mergulhadores realizam seus treinamentos.

Encerrando a visitação, toda a comitiva se deslocou para o refeitório da Base Almirante Castro e Silva, onde foram realizados os agradecimentos e uma confraternização de despedida. Na ocasião, o estagiário do CAEPE, Auditor Fiscal da Receita Abranches agradeceu ao Comandante da Força em nome dos estagiários, a oportunidade da visita de estudo e entregou-lhe uma placa institucional.

ESG/FM

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>