Câmara dos Deputados promove seminário para debater a defesa

Câmara dos Deputados promove seminário para debater a defesa

Brasília, 23/11/2016 –  A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, e a Frente Parlamentar Mista de Defesa Nacional promoveram na quarta-feira (23) seminário para debater o setor de defesa e os impactos no País. Na abertura do evento, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, explicou a importância de tratar o tema.

deputados-1

“Tenho dito com frequência que o Brasil tem por destino a projeção global, mas não devemos nos iludir que este cenário vai ser imutável”, explicou.

Por isso, na avaliação do ministro, é crucial para o Brasil, de dimensões enormes, que mantenha as Forças Armadas atualizadas e preparadas, mesmo que seja de forma dissuasória. “É impossível imaginar que este quadro se perpetue ad eterno”, afirmou.

Seminário

O seminário teve como tema “Defesa: Política de Estado – Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica”. Aberto pelo presidente da CREDN, deputado Pedro Vilela, o encontro permitiu que representantes das Forças Armadas e de setores da sociedade civil pudessem analisar a evolução e as deficiências do modelo brasileiro.

Para o deputado Pedro Vilela, “o desenvolvimento de tecnologias civil refletem no campo militar”. Assim, continuou o deputado, !como tecnologias voltadas, originalmente, para o campo militar, terminam, depois, se espraiando para as mais variadas aplicações civis: tudo em uma permanente interação, gerando empregos, fortalecendo o parque industrial, estimulando a pesquisa acadêmica e equipando as Forças Armadas”.

Para o presidente da Frente Parlamentar Mista de Defesa nacional, deputado Carlos Zaratini, a realização do seminário possibilitou fazer um balanço da base industrial de defesa “e trazer para esta Casa o debate entorno do Livro Branco da Defesa Nacional, a Política Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa”.

O seminário terminou no fim da tarde. A proposta dos parlamentares é de manter um debate constante sobre o assunto.  Além do ministro Jungman e dos deputados Vilela e Zaratini, participaram o comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Bacellar Fereira, o comandante da Aeronáutica, Nivaldo Luiz Rossato, o chefe interino do Estado-Maior Conjunto das forças Armadas (EMCFA), brigadeiro Alvani Adão da silva, e o general de Paula Cunha, representando o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Foto: Tereza Sobreira/MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *