Campus Brasília celebra 71 anos da Escola Superior de Guerra

Campus Brasília celebra 71 anos da Escola Superior de Guerra

A Escola Superior de Guerra (ESG) completa 71 anos na quinta-feira (20), mas a comemoração no Campus Brasília ocorreu na manhã de quarta-feira (19). A solenidade militar alusiva à data foi presidida pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo. A cerimônia, com número restrito de participantes, seguiu as orientações de distanciamento social, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A comemoração foi aberta pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar. Ele relembrou a criação da Escola, em 20 de agosto de 1949, “sob a influência das experiências obtidas por um grupo de militares, capitaneados pelo Marechal César Obino, após o Segundo Conflito Mundial e, diante dos prenúncios de uma nova ordem, apontados pelo início da Guerra Fria”.

O Comandante destacou a construção dos fundamentos sobre os quais o ensino e a pesquisa apoiariam-se e a contribuição de intelectuais civis à Instituição, a partir de 1951. Lembrou que, ao longo dos anos, a ESG “tornou-se reconhecido Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, onde são desenvolvidos e disseminados conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior na Administração Pública, em especial nas áreas de Defesa e Segurança”.

MD_NOTICIAS_20200820_NOT03_F02.jpeg

O Almirante explanou sobre a expansão das atividades da Escola com a materialização do Campus Brasília a partir de 2011, o que reaproximou a ESG do “centro político-administrativo do País, de forma a atingir o interesse estratégico do Estado, isto é, formar especialistas civis em assuntos de defesa”. Depois de ocupar instalações do Ministério da Defesa, em 2 de dezembro de 2019, a instituição de ensino ganhou local definitivo, ocupando as instalações que pertenciam anteriormente à Escola Nacional de Administração Pública. Em 3 de junho deste ano, a área foi incorporada ao patrimônio da Defesa.

Atualmente, a ESG conduz 11 cursos, sendo quatro no Rio de Janeiro, cinco em Brasília, um em São Paulo e um em Belo Horizonte. “O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) e o Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED) são ministrados, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Brasília, tendo como propósito preparar civis e militares, inclusive de outras nações, para o desempenho de funções de alto nível”, salientou o Comandante da Escola.

Ele ainda lembrou que os formados pela ESG têm contribuído “por meio dos seus conhecimentos, para o aperfeiçoamento dos processos de gestão e tomada de decisões, tanto na Administração Pública, como na iniciativa privada”. Para o futuro, o Comandante assegurou que, em breve, o Campus Brasília se tornará a Escola Superior de Defesa (ESD), “onde serão realizados vários cursos de interesse da Administração Pública, no âmbito dos três Poderes.” Ele finalizou o discurso assegurando que a ESG destaca-se como “centro de excelência nacional e de referência internacional, no ensino e na pesquisa”.

MD_NOTICIAS_20200820_NOT03_F03.jpeg

Ao dirigir-se aos presentes, o Ministro Fernando Azevedo enfatizou o papel da Escola, ao reunir civis qualificados e integrar militares das Forças Armadas para “somar conhecimentos, compartilhar visões, projetar tendências e modelar soluções para o Brasil. A ESG é um foro acadêmico de discussão para a Defesa do País”. O mandatário reforçou a importância dos ensinamentos repassados pela Instituição. “Aqui se discute como manter a capacidade de dissuasão, que é a arte de manter a paz e a estabilidade sem o uso da força. Aqui são prospectados os vetores de potenciais ameaças e antecipados os caminhos para neutralizá-los”, reforçou.

Ele lembrou que “discutir a defesa é uma atividade complexa em um País onde a memória coletiva não dimensiona os horrores de um conflito. Esta Escola emite os estímulos para a discussão da sociedade sobre o exercício do poder militar como organismo garantidor do ambiente seguro. Com isso, as pessoas têm assegurada a liberdade de fazer suas escolhas e de construir suas vidas”.

Após o pronunciamento do Ministro, houve imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias a diversos agraciados, entre instituições e personalidades que prestaram relevantes serviços à Escola. A condecoração foi criada em 1983, em homenagem ao Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG.

MD_NOTICIAS_20200820_NOT03_F04.jpeg

A cerimônia também foi prestigiada pelo Ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Neto, pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Tenente- Brigadeiro do Ar Raul Botelho, e pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de outras autoridades militares.

Com informações da ESG
Fotos: Igor Soares

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *