Campus Brasília é inaugurado com Cerimônia e Concerto Sinfônico

O evento de Inauguração das novas instalações do Campus Brasília da Escola superior de Guerra (ESG) aconteceu na manhã do dia 2 de dezembro, nas antigas instalações da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, destacou toda a história da Escola e falou sobre o espaço que a instituição irá ocupar: “As excelentes instalações da nova sede abrem múltiplas e promissoras perspectivas para a escola e para o próprio Ministério da Defesa, agregando enorme valor ao trabalho dedicado, comprometido e de alto nível que será aqui desempenhado”.

Ainda reafirmou a importância do trabalho realizado pela ESG: “Já é possível identificar o crescente interesse, demonstrado por diferentes setores da sociedade, pela visão e pela compreensão da situação do brasil transmitidas pelos cursos da escola e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), o que nos desafia a fortalecer o nome da ESG como centro de pensamento e de planejamento estratégicos, que possui a incumbência de contribuir para a elaboração de um projeto nacional”.

Em seu discurso, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, relembrou toda a trajetória da ESG e da capital brasileira: “Ao inaugurarmos na data de hoje a nova sede do campus Brasília, vivemos um momento decisivo na trajetória da Escola Superior de Guerra. A ESG poderá concretizar seu planejamento estratégico de expansão do Campus Brasília, tanto no que tange à estrutura, quanto ao quadro de pessoal; mas – principalmente – ampliar suas atribuições de ensino e revigorar e aperfeiçoar seu perfil acadêmico”.

Durante o evento, foi entregue pelo Ministro da Defesa o Título de Conferencista Emérito da ESG ao Ex-Ministro da Defesa, Raul Bellens Jungmann Pinto e ao Ex-Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Além dos Conferencistas Eméritos, receberam o Título de Amigo da ESG: o Presidente da ENAP, Diogo Godinho Ramos Costa, e os colaboradores da ENAP, Cilair Rodrigues de Abreu, Luiz Guilherme Oliveira Costa e Cícero da Luz.

Ao término da cerimônia, o Ministro Fernando Azevedo e os Comandantes da ESG e do Campus Brasília da ESG descerraram a placa alusiva à ativação da ESG. Além disso, o Arcebispo do Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, abençoou as instalações.

Participaram ainda do evento o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, o Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva e o Comandante do Campus Brasília da ESG, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes.

Concerto da Banda Sinfônica do CFN

Como parte dos eventos alusivos à inauguração do Campus ESG de Brasília, à noite, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais fez um concerto emocionante que contagiou os presentes, no Teatro Pedro Calmon.

Com um repertório variado que abrange músicas internacionais e nacionais, populares e eruditas, trilhas sonoras de filmes e séries, a Banda ganhou o reconhecimento do público que aplaudiu de pé a versatilidade de seus músicos.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>