Capitania dos Portos da Bahia celebra Dia Marítimo Mundial

Capitania dos Portos da Bahia celebra Dia Marítimo Mundial

No dia 30 de setembro, a Capitania dos Portos da Bahia realizou uma cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Mundial, que foi presidida pelo Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros. Participaram do evento, representantes das empresas marítimas de Salvador e integrantes das organizações militares subordinadas ao Com2ºDN.

Cerimonial à Bandeira comentado foi acompanhado por militares e presentantes da Comunidade Marítima
Cerimonial à Bandeira comentado foi acompanhado por militares e presentantes da Comunidade Marítima

Na solenidade, foi realizado o Cerimonial à Bandeira comentado, com execução do Hino Nacional pela Banda de Fuzileiros Navais de Salvador. Na sequência, foi lida a Ordem do Dia da Diretoria de Portos e Costas e a mensagem da Organização Marítima Internacional (IMO), alusivas à data.

Criado pela IMO, o Dia Marítimo Mundial é celebrado anualmente na última semana de setembro, com a finalidade de chamar a atenção para a importância das empresas marítimas no comércio e no desenvolvimento mundial, além de promover a segurança do transporte marítimo e contribuir para a proteção do ambiente marinho. Neste ano o tema escolhido para a celebração foi: “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”.

Para o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Silva Pinheiro de Souza, “é importante celebrar a data e destacar a responsabilidade das organizações militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, que controlam a circulação dos navios que trafegam nos portos e terminais brasileiros. Essa fiscalização tem como objetivo contribuir com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica por embarcações”.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *