Capitania dos Portos da Bahia garante a segurança da navegação durante tradicional procissão marítima em Salvador

Capitania dos Portos da Bahia garante a segurança da navegação durante tradicional procissão marítima em Salvador

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) participou, no dia 1º de janeiro, da tradicional Procissão Marítima de Bom Jesus dos Navegantes, que acontece há 128 anos, na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador-BA. Para garantir a segurança da navegação, a CPBA empregou quatro lanchas e uma motoaquática. Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e do Aviso de Patrulha “Dourado”, subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval, reforçaram as ações. Aproximadamente cem embarcações acompanharam a procissão.

Nesta edição, um fato especial foi motivo de celebração entre os fiéis: o retorno da centenária Galeota “Gratidão do Povo” às águas da Baía. A embarcação não participou do cortejo em 2019 devido à infiltrações no casco e rachaduras na quilha, mas passou por reformas estruturais acompanhadas por pessoal da CPBA, que realizou também as vistorias necessárias a fim de atestar as condições de segurança e navegabilidade.

Os festejos foram iniciados com uma missa realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na sequência, os fiéis, liderados por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, acompanharam o translado da imagem de Bom Jesus dos Navegantes da igreja até o píer da CPBA, onde foram recebidos pelo Capitão dos Portos. Em seguida, a imagem foi embarcada na Galeota “Gratidão do Povo” e navegou até a altura do Farol da Barra, de onde seguiu em direção ao Armazém das Docas, no Porto de Salvador, local onde foi saudada por portuários e devotos. A procissão marítima foi encerrada na Ponta de Humaitá com um cortejo terrestre até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *