Capitania dos Portos do Amapá participa do revezamento da tocha olímpica

No dia 16 de junho, dando continuidade à passagem da tocha, símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, pela região norte do Brasil, desembarcou no Amapá.

Jovem indígena conduzindo a tocha olímpica

Jovem indígena conduzindo a tocha olímpica

Na ocasião, o revezamento foi conduzido pelas ruas da capital do Estado, Macapá, sob as margens do rio Amazonas e pelos principais pontos turísticos, dentre eles a lagoa do Curiaú, o Mercado Central, a praça Beira-Rio e a Fortaleza de São José de Macapá, finalizando o percurso no Complexo Turístico do Meio do Mundo, ao lado do Monumento do Marco Zero, local por onde passa a linha imaginária do Equador.

Durante a realização do evento, que contou com a participação de órgãos públicos das três esferas de governo, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) disponibilizou um total de 17 militares, 3 embarcações e 2 viaturas, atuando com ênfase na fiscalização do tráfego aquaviário na lagoa do Curiaú e no Rio Amazonas, principalmente no trecho da orla de Macapá compreendido entre o Trapiche Eliezer Levy e a Fortaleza de São José, locais onde o revezamento da tocha olímpica foi conduzido por embarcações, com o propósito de garantir a segurança da navegação durante as celebrações da chama olímpica em águas amapaenses.

No trecho fluvial do rio Amazonas, a tocha olímpica foi embarcada em uma das lanchas da CPAP, sendo conduzida pela jovem indígena Susana Apalai, de 22 anos, moradora da aldeia Bona, situada nas terras indígenas do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O momento da travessia fluvial no rio Amazonas foi o ponto alto da passagem da chama olímpica pelo estado do Amapá, cuja capital é a única cidade banhada pelo rio Amazonas a receber a visita do símbolo olímpico durante o revezamento.

(CCSM/ FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>