A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) iniciou a Operação Verão 2015/2016, no dia 18 de dezembro, com ações no Litoral do Paraná. As equipes de inspeção naval percorreram diferentes pontos das baías de Paranaguá, Antonina, Guaratuba, ilhas e demais acessos marítimos.

A ação intensificou a fiscalização do tráfego aquaviário com o objetivo de alertar os navegadores e a população sobre os riscos de acidentes nos mares, rios, represas, lagos e lagoas durante a estação do ano em que aumenta o fluxo de embarcações, principalmente as de esporte e recreio.
Balanço
No dia 28 de dezembro de 2015, a CPPR completou dez dias de atividades de inspeção. Nesse período, 463 embarcações foram inspecionadas e, deste total, 54 apresentaram irregularidades e receberam notificações. Outras nove embarcações foram retiradas de tráfego por não apresentarem condições mínimas para navegar com segurança.
“O trabalho da Marinha é prevenir, por exemplo, que pessoas não habilitadas, ou que utilizam embarcações ilegalmente para transporte de passageiros, coloquem em risco suas vidas e a de outras pessoas”, declarou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva.
O cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou infração à segurança do tráfego aquaviário deve comunicar o fato à CPPR, que averiguará e adotará as medidas cabíveis. Denúncias podem ser feitas pelos telefones: (41) 3422-3033 ou (41) 3721-1500.
(CCSM/ FM)