CAPITANIA DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO REALIZA OPERAÇÃO RÉVEILLON

CAPITANIA DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO REALIZA OPERAÇÃO RÉVEILLON

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) informa que, desde o dia 28 de novembro, iniciaram-se os preparativos para a queima de fogos de fim de ano nas Praias de Copacabana, Flamengo e Icaraí.

area copacabana

A queima de fogos naquelas praias é realizada a partir de balsas ancoradas na orla marítima, e o planejamento da parte marítima dos espetáculos envolve a CPRJ, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), as Prefeituras dos Municípios do Rio de Janeiro e de Niterói, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RIOTUR) e a de Niterói – Empresa de Lazer e Turismo S/A (NELTUR), as empresas SR Produções e Marketing LTDA (SRCOM), Equipemorim Serviços Marítimos LTDA, e Domberg Show Pirotécnico (DOMBERG), vencedoras da seleção pública para a produção, logística e operação do Réveillon 2014/2015, cada um dentro da sua área de competência. Cabe à CPRJ fiscalizar as balsas e o seu posicionamento, e organizar os navios de cruzeiro e as embarcações de turismo náutico e de esporte e recreio que demandam a orla para assistir aos espetáculos. Este ano, são esperados 10 navios de cruzeiro e cerca de 250 barcos de turismo náutico e de esporte e recreio, só na orla da Praia de Copacabana.

Para cumprir com as suas atribuições e garantir a Segurança da Navegação e a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, a CPRJ empregará, sob sua coordenação, um  Helicóptero,  um  Navio  Patrulha,  um  Aviso  de  Patrulha,  cerca  de  20 embarcações menores, e 110 militares. Haverá, ao todo, 21 balsas posicionadas por 14 rebocadores nas orlas dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói (11 em Copacabana, 5 no Flamengo, e 5 em Icaraí).

No dia 29 de dezembro, pela manhã, a CPRJ realizará uma reunião de coordenação com todos os envolvidos nos shows para reforçar os aspectos da segurança no mar, e logo depois procederá inspeção prévia nas balsas, antes da movimentação delas para os locais dos espetáculos.

Como  nos  anos  anteriores,  equipes  de  Inspetores  Navais  da  CPRJ inspecionarão os barcos de turismo náutico e de esporte e recreio que demandarão as áreas dos espetáculos, antes de eles se movimentarem dos cais nos clubes náuticos e nas marinas, de forma a prevenir a presença de embarcações naquelas áreas que não possuam todos os requisitos de segurança exigidos pelas normas.

Também  como  ocorreu  no  ano  anterior,  será  montado  um  Centro  de Coordenação entre a CPRJ e o CBMERJ, a bordo de um Navio Patrulha, para coordenação das ações de salvaguarda da vida humana no mar, e a separação dos barcos dos espectadores por tamanho, para evitar acidentes durante e após o final dos shows pirotécnicos. As embarcações de esporte e recreio, e turismo náutico, serão posicionadas em duas áreas distintas, de acordo com o seu porte. Os barcos maiores serão posicionados mais próximos da entrada da Baía (área AZUL), e os menores permanecerão mais próximos do Forte de Copacabana (área CINZA), de forma que, ao final do evento, os barcos maiores e mais velozes se desloquem na frente dos menores e mais lentos. Haverá, ainda, uma área (área BRANCA), mais próxima  do  Forte  de  Copacabana,  destinada  para  refúgio  de  embarcações pequenas, em caso de mau tempo.

Por fim, a CPRJ recomenda a todos os navegantes que prestem atenção à previsão meteorológica e aos mandamentos da Segurança no Mar:

1 – Não esqueça a habilitação quando for navegar;

2 – Não esqueça os coletes salva-vidas e extintores de incêndio;

3 – Mantenha a distância segura das praias e dos banhistas;

4 – Respeite a lotação da embarcação;

5 – Se beber passe o timão para alguém habilitado;

6 – Não polua o mar;

7 – Faça a manutenção correta de sua embarcação;

8 – Respeite a vida, seja solidário;

9 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao Iate Clube, Marina ou Condomínio;

10 – Conduza a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *