Capitania Fluvial de Brasília realiza “Operação Verão” 2014

Capitania Fluvial de Brasília realiza “Operação Verão” 2014

Enquanto boa parte dos estados brasileiros registra baixas temperaturas   no inverno, Goiás e o Distrito Federal estão em pleno verão. Com um período de estiagem de aproximadamente três meses (junho, julho e agosto), os níveis de água dos rios e lagos baixam e os bancos de areia aparecem, formando praias de água doce. Isso acontece justamente nas férias escolares, o que leva muitas famílias a escolherem esses destinos para navegar em suas embarcações de esporte e recreio. É por esse motivo que a Capitania Fluvial de Brasília (CFB) realiza a “Operação Verão” em sua área de jurisdição, que abrange o Distrito Federal e o Estado de Goiás, principalmente, nas cidades de Caldas Novas, Uruanã, Uruaçu e os lagos Corumbá II, III e IV.

Pescador é inspecionado em Aruanã (GO)
Pescador é inspecionado em Aruanã (GO)

A ação visa à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana nas hidrovias. Durante a Inspeção Naval, são verificados: habilitação do condutor, documentação da embarcação, coletes e boias salva-vidas, extintor de incêndio, luzes de navegação e, principalmente, a lotação de passageiros. Caso sejam constatadas irregularidades, a CFB pode notificar o piloto, apreender ou reter a embarcação, além de aplicar multas.

A Marinha também mede a taxa de alcoolemia dos condutores utilizando o etilômetro. O limite é de três décimos de miligramas por litro de ar expelido. Os cidadãos reprovados no teste são encaminhados às autoridades policiais, a fim de que sejam adotadas as medidas cabíveis.

A CFB possui cerca de 47  mil embarcações inscritas, das quais 40 mil são destinadas as atividades de esporte e recreio. As principais infrações cometidas são transportar excesso de passageiros, ausência de habilitação do condutor por empréstimo entre amigos, manobras perigosas e uso de itens náuticos e equipamento de salvatagem em más condições ou vencidos.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *