CCIEx realiza o Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos

Brasília (DF) – De 16 a 20 de outubro, o Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx) realizou o Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Economia e Finanças do Exército, com a carga horária de 40h e contou com a presença de mais de 150 concludentes, dentre militares e servidores civis do Exército, além de representações da Marinha, da Força Aérea Brasileira, de entidades vinculadas e de outras organizações convidadas.

O curso foi aberto pelo Chefe do CCIEx, General de Divisão Luiz Arnaldo Barreto Araújo, e teve por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre Gestão de Riscos e Controles Internos no intuito de agregar valor às práticas de gestão de suas Organizações Militares, minimizando a ocorrência de irregularidades na gestão dos recursos destinados ao Exército. O coordenador do curso, Coronel Adelson Robbi, explica que a Gestão de Riscos fortalece as competências e percepções sobre a vulnerabilidade dos processos internos à vista dos objetivos organizacionais, sob a égide da boa e regular aplicação dos recursos disponíveis. Entre os assuntos abordados tiveram destaque a Gestão de Riscos na Administração Pública, sob o enfoque do Tribunal de Contas da União; Riscos Econômicos para o Brasil do Século XXI; Planejamento e Indicadores Estratégicos; Responsabilização dos Agentes da Administração; Responsabilização dos Alcançados; Gerenciamento de Riscos; e Sistemas de Tecnologia da Informação, Sistema de Acompanhamento de Dano ao Erário (SISADE) e Sistema de Acompanhamento de Gestão (SAG).

Entre os participantes do curso a expectativa é poder aproveitar os conhecimentos em suas organizações. Para Maj Iacyara Adriene Santos, integrante do Centro de Controle Interno da Aeronáutica “o curso é de extrema importância não só pra quem trabalha com controle interno mas para os gestores e todas as pessoas envolvidas com a administração pública, para implementar controles em sua organização, bem como vislumbrar essa questão dos riscos que está bastante em voga”.

O Cel Eng R1, Alex Costa Cardoso, representante da Fundação Osório, entidade vinculada ao Comando do Exército, ressalta a importância do evento e “espera transmitir os conhecimentos adquiridos para poder alavancar o plano de gestão da Fundação com ferramentas de controle dos riscos para minimizar e mitigar erros”.

O Capitão de Corveta, Everton Rodrigues Calfa, da Marinha do Brasil, tem atuado na área de politica e planejamento estratégico, no Estado-Maior da Armada. “É importante aprender e perceber as diferenças de interpretação, para ganhar mais experiência e conhecimento e poder contribuir não só pra instituição Marinha mas para todas as instituições da administração pública federal”.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>