CCOPAB promove simpósio internacional sobre a MINUSTAH

CCOPAB promove simpósio internacional sobre a MINUSTAH

Brasília (DF) – O Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB), órgão vinculado ao Ministério da Defesa, realiza na quinta (18) e sexta-feira (19), o Simpósio Internacional “Brasil no Haiti, um caso de sucesso”. O evento, realizado no Comando Militar do Planalto, em Brasília, marca os 13 anos de participação brasileira  na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). A missão de paz no Haiti envolveu o maior contingente brasileiro desde a Segunda Guerra Mundial, com aproximadamente 37,5 mil militares, com 26 contingentes desdobrados.

Segundo as Forças Armadas brasileiras, a capacidade de dialogar com todo o conjunto de tropas de outros países contribuiu para o aperfeiçoamento de suas doutrinas, entre outros atributos. No próximo sábado (21), ocorrerá no Rio de Janeiro uma cerimônia de homenagem aos capacetes azuis brasileiros que participaram da MINUSTAH.

Simpósio

O simpósio internacional “Brasil no Haiti, um caso de sucesso” visa debater as experiências, o intercâmbio com tropas estrangeiras com relação às lições aprendidas, conhecimento e inovações. Nos dois dias do evento serão discutidos temas sobre o início das ações brasileiras no país caribenho, a estabilização, o desafio e enfrentamentos de catástrofes e desastres naturais como o terremoto, em 2010, e o Furacão Mathew, em 2016.

Participam do debate integrantes dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores e outros órgãos das esferas política e diplomática, militares das Forças Armadas brasileiras e de nações Amigas e de Forças Auxiliares, além de agências das Nações Unidas, pesquisadores, especialistas e professores.

Na quinta-feira (19) haverá o lançamento do livro produzido pelo CCOPAB e o Instituto IGARAPÉ, com o tema “A participação do Brasil na MINUSTAH (2004-2017): percepções, lições e práticas relevantes para futuras missões”.

Os últimos integrantes do 26º Contingente Brasileiro (CONTBRAS) da MINUSTAH, 152 militares, retornaram ao Brasil no último dia 10 de outubro.

A abertura do evento contou com a presença dos comandantes do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; do almirante Ilques Barbosa Junior, representando o comandante da Marinha; do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República,  general da reserva José Elito Carvalho Siqueira;  do ex-comandante do Exército, general da reserva Enzo Martins Peri; da presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputada Bruna Furlam; além de outros oficiais generais, militares estrangeiros, diplomatas, adidos e militares das Forças Armadas.

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *