CCOPAB representa o Brasil na Conferência da Associação Internacional dos Centros de Manutenção da Paz

CCOPAB representa o Brasil na Conferência da Associação Internacional dos Centros de Manutenção da Paz

Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) participou da 22ª Conferência Anual da Associação Internacional dos Centros de Manutenção de Paz (22ª IAPTC, sigla em inglês), que tem por objetivo promover parcerias de treinamento e contribuir para o fortalecimento das estruturas das associações regionais. O evento ocorreu no período de 26 a 30 de setembro e contou com 197 participantes de 55 países.

ccopab-1

A conferência foi oficialmente iniciada pelo General de Divisão Gláucio Lucas Alves, do Exército Brasileiro, atual Presidente da IAPTC. O evento contou, também, com a presença de lideranças locais, como a Ministra da Defesa do país anfitrião, Sra MarinaPendes, além de oficiais-generais bósnios.

O Comandante do CCOPAB, Coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, contribuiu para a Conferência ministrando palestra sobre o tema “Avaliação para Melhorar o Desempenho”, destacando o sistema brasileiro de avaliação e a certificação do treinamento pré-desdobramento. A apresentação foi realizada em conjunto com a Dra Ilana Lancaster, do United States Institute of Peace (USIP).

Nessa edição, a Conferência promoveu sessões com uma sequência diária de três palestras, seguida de retirada de dúvidas e uma discussão em grupos, com apresentação de resultados. Foram abordados temas relevantes, como: “O futuro dos treinamentos para missões de paz sob as perspectivas dos diversos organismos internacionais”; “Treinar em conjunto para trabalhar em conjunto: perspectivas para os componentes civis, militares e policiais”; “Novas tecnologias, Liderança no terreno e Treinamento para prevenção de Abuso e Exploração Sexuais”; e “Considerações atuais sobre a paz e suas futuras implicações para o treinamento”.

As discussões realizadas durante a Conferência também tiveram por foco o relatório do Secretário-Geral da ONU sobre o Painel de Alto Nível para as Operações de Paz (HIPPO, sigla em inglês) e a Arquitetura das Diretrizes Estratégicas das Nações Unidas.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *