CCOPAB vai preparar oficiais para missões de paz da ONU

A ONU concedeu ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), a certificação para a preparação de oficiais de Estado-Maior, no dia 26 de Julho. O certificado capacita a instituição brasileira vinculada ao Ministério da Defesa, a conduzir o curso para militares brasileiros das Forças Singulares (Marinha, Exército e Aeronáutica),  como também para oficiais de nações amigas cujos países contribuem com tropas nas operações de manutenção da paz da ONU.

esta imagem não possui descrição

Ao receber o certificado das Nações Unidas, o Conselheiro Militar da Missão do Brasil junto às Nações Unidas, General de Exército Menandro Garcia de Freitas, destacou a participação do país e em “especial dos militares brasileiros na construção de capacidades, na educação, na elaboração de manuais e na aplicação de cursos no exterior para a ONU, utilizando para isso nossa expertise, o próprio CCOPAB e também os profissionais brasileiros com experiência nesse tipo de missão”.

O CCOPAB foi criado em 2005 com o nome de Centro de Instrução de Operações de Paz e por meio da portaria 952, de 15 de junho de 2010, do Ministério da Defesa, passou a ser denominado de Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, permanecendo subordinado ao Exército Brasileiro e vinculado ao Ministério da Defesa. Nesses mais de 14 anos de existência o CCOPAB preparou mais de 20 contingentes para a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti – MINUSTAH e inúmeros militares para missões de paz de caráter individual.

Com informações da Subchefia de Operações de Paz

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>