CDS Copacabana testa comando e controle para maratona olímpica

O Comando de Defesa Setorial (CDS) Copacabana aprovou os testes de comando e controle, as comunicações e os sistemas que foram utilizados durante o segundo evento-teste preparatório para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que envolveu a área de responsabilidade da Marinha do Brasil.

A maratona olímpica foi o segundo evento-teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

A maratona olímpica foi o segundo evento-teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

“Os testes foram aprovados. Conseguimos uma maior integração com o Comitê Organizador. Cerca de 90% da maratona olímpica passou por nossa área de responsabilidade. E atuamos com nossos grupos-tarefa nessas áreas, executando os testes de comando e controle”, disse o Vice-Almirante Leonardo Puntel, Comandante do 1º Distrito Naval e do CDS Copacabana.

No mar e em terra foram verificadas a prontificação dos militares e dos meios envolvidos no evento. Para exercer o controle do tráfego aquaviário nas áreas de interesse do evento-teste, o Grupamento Marítimo utilizou um Navio Patrulha Oceânico, dois Avisos-Patrulha, além de embarcações da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ).

Um Navio Patrulha Oceânico foi utilizado nas áreas de interesse do evento-teste

Um Navio Patrulha Oceânico foi utilizado nas áreas de interesse do evento-teste

“Começamos o planejamento do CDS Copacabana ano passado e agora estamos aplicando. Fizemos, no domingo, o gerenciamento das informações para conseguirmos a consciência situacional. Observamos na prática as ações de comando e controle e possíveis ajustes para os Jogos Olímpicos”, explicou o Capitão de Mar e Guerra (FN) Ailton Matos de Freitas Júnior.

O Comando-Geral de Defesa de Área e o CDS são estruturas militares criadas pelo Ministério da Defesa para dar suporte aos Jogos Rio 2016.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>