Celebração do embarque do primeiro escalão da FEB rumo à Itália

Celebração do embarque do primeiro escalão da FEB rumo à Itália

Brasília (DF) – Uma cerimônia realizada nessa terça-feira, 5 de julho, celebrou o 72º aniversário do embarque do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Segunda Guerra Mundial. O evento ocorreu no auditório do Gabinete do Comandante do Exército, no Forte Caxias, em Brasília (DF), com a presença de veteranos e ex-combatentes brasileiros. Durante a atividade, na qual os “pracinhas” receberam homenagens, foi exibido o documentário “Liberatori – A FEB pelos italianos”, que relembra os feitos heroicos de nossos militares no teatro de operações europeu.

Celebracao do embarque 1 Ao fazer uso da palavra, o Coronel Nestor Silva, veterano de passagens marcantes da FEB, como as tomadas de Monte Castelo e de Montese, declarou ser “feliz a Pátria que conta com seus filhos para lhe defender, na guerra ou na paz”, refletindo o espírito daqueles que lutaram pela democracia em solo italiano.

Celebracao do embarque 2

O embarque do primeiro escalão da FEB para a Segunda Guerra Mundial foi a bordo do “USS General W. A. Mann”, navio de transporte de tropa da Marinha americana. A embarcação zarpou do Rio de Janeiro em 5 de julho de 1944, transportando 5.075 combatentes, que chegaram ao porto italiano de Nápoles onze dias depois, para fazer a cobra fumar em terras europeias.

Fotos: Sgt Romério

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *