CEMC 2015: início do Curso de Estado-Maior Conjunto

CEMC 2015: início do Curso de Estado-Maior Conjunto

O Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) de 2015 iniciou suas atividades, no dia 14 de agosto, com uma solenidade presidida pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho.

ESG 1

Após o canto do Hino Nacional e a exibição do vídeo institucional da Escola, os integrantes do Comando da Escola Superior de Guerra se apresentaram aos estagiários da turma. Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho, em breve exposição, destacou a importância das operações conjuntas para os conflitos modernos e a interoperabilidade entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira. Lembrou os 216 oficiais superiores formados desde 2002 pelo Curso e ressaltou o esforço da ESG, por meio do Instituto de Doutrinas e Operações Conjuntas (IDOC), localizado no Campus-Rio de Janeiro, em estudar a doutrina de operações conjuntas no âmbito das escolas de altos estudos das três Forças.

ESG 2

A Aula Inaugural, realizada no dia 17 de agosto, foi ministrada pelo General de Divisão Roberto Severo Ramos, Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, que discorreu sobre os conceitos de Defesa e Segurança e a importância da Defesa para o Estado Brasileiro. O General Severo discorreu sobre a estrutura organizacional do Ministério da Defesa (MD) e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e algumas das missões, sob sua responsabilidade, como os Jogos Olímpicos e Paraolímpico Rio 2016 e a Operação Ágata.

O CURSO

ESG 3

O CEMC destina-se a proporcionar conhecimentos aos oficiais superiores das Forças Armadas para o exercício de funções nos Estados-Maiores Conjuntos e para o desempenho de atividades que envolvam o planejamento e o emprego estratégico operacional de forças militares em operações conjuntas ou executadas sob a orientação e supervisão do Ministério da Defesa, bem como a capacitação às atividades de instrutoria.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *