CEMC participa do Jogo de Guerra AZUVER

Começou hoje, 15 de outubro, na Escola Superior de Guerra a participação do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) no AZUVER. A proposta é realizar com os estagiários do curso e professores da ESG um exame de situação estratégico e confeccionar a documentação de nível político e estratégico, baseados no tema do Jogo de Guerra AZUVER de 2019.

“Essa interação entre Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC) e o CEMC permite aperfeiçoar a documentação feita pelas outras escolas. Esse ano, a novidade é a atualização do planejamento a partir de um problema político simulado”, explica o Chefe do IDOC, General de Brigada Zambão, na abertura do evento.

Todo esse processo será realizado em quatro fases: atividades preparatórias, realização do exame de situação estratégico, apresentação do PEECFA para o CEMCFA e solução de Problema Político Simulado. O resultado vai contribuir para o aperfeiçoamento da documentação do tema do Jogo de Guerra AZUVER 2019, visando à sua edição de 2020, tirando proveito das experiências e conhecimentos dos membros participantes.

O AZUVER é um exercício de simulação construtiva conduzido no nível operacional, anualmente e de forma conjunta, com a participação dos oficiais alunos das três forças singulares, oriundos da EGN, da ECEME e da ECEMAR. Essa simulação permite a aplicação, de maneira integrada, dos conhecimentos adquiridos ao longo dos respectivos cursos de Comando e Estado-Maior, promovendo, ainda, a interoperabilidade das Forças Armadas.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>