CEMC realiza viagem de estudos à cidade de Manaus

Entre os dias 7 e 10 de outubro, o Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) realizou a viagem de estudos à cidade de Manaus, no Amazonas. Lá os estagiários visitaram os Comandos de área da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira e uma seleção de organizações militares subordinadas. A viagem de estudos à região amazônica possibilitou a compreensão, em maior profundidade, das estratégias e operações de cada uma das Forças em uma área que tem apresentado cada vez mais destaque nos cenários nacional e internacional.

Durante a estadia, além de palestras e painéis sobre aspectos específicos da atuação das forças na região e sobre as operações conjuntas, os estagiários puderam conhecer algumas organizações militares e suas atividades específicas. No Comando do 9º Distrito Naval, tiveram a oportunidade de visitar o 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas, o Navio Patrulha Pedro Teixeira e o Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas, que realiza trabalhos sociais com as populações ribeirinhas no norte do país.

Ainda foi possível conhecer organizações diretamente envolvidas na “Operação Verde Brasil”, com destaque para a visita ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa. O órgão disponibilizou toda sua expertise em sensoriamento remoto e análise de imagens, pela primeira vez, à Defesa. Estiveram, também, no Comando Militar da Amazônia, o qual possui um Centro de Comando e Controle Conjunto que decide, coordena e acompanha as ações da “Operação Verde Brasil”.

Já na Força Aérea Brasileira, os estagiários visitaram a ALA 8 e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). No Centro, acompanharam o processo de interceptação de uma aeronave civil de “Tráfego desconhecido”.

Nesta edição, o CEMC conta com 15 estagiários. O objetivo é proporcionar conhecimentos que envolvam o planejamento e o emprego estratégico-operacional de forças militares em operações conjuntas. O curso teve início no dia 12 de agosto e se encerra no dia 13 de novembro.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>