Censipam busca acordo com UnB para pesquisas sobre desenvolvimento sustentável

Censipam busca acordo com UnB para pesquisas sobre desenvolvimento sustentável

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Universidade de Brasília (UnB) realizaram, na terça-feira (19), reunião para fomentar projetos de pesquisas visando ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A intenção é firmar Termo de Execução Descentralizada (TED) entre Censipam e UnB para financiamento de bolsas de especialização, mestrado e doutorado voltados à proteção e desenvolvimento da região amazônica.

esta imagem não possui descrição

O professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, Antonio Brasil Júnior, explicou a representantes das áreas administrativa, técnica e de produtos do Censipam possíveis caminhos para firmar a parceria entre as instituições.

A intenção do diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, é desenvolver projetos que capacitem os recursos humanos do órgão e também busque soluções alinhadas ao desenvolvimento sustentável da região. “Queremos capacitar nossos servidores e também fomentar projetos alinhados com os nossos objetivos estratégicos de crescimento da região”, afirmou o diretor-geral.

esta imagem não possui descrição

Outro objetivo é a disponibilização das informações produzidas pelo Censipam aos pesquisadores da UnB. “Nós temos uma grande quantidade de dados captados pelos nossos sensores e antenas. Essas informações poderão ser utilizadas pelos pesquisadores em diversos projetos com foco no progresso da Amazônia”, afirmou Volkmer.

O acordo deverá capacitar servidores das unidades do Censipam no Centro de Coordenação Geral, em Brasília, e nos Centros Regionais de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA).

Por Willian Cavalcanti

FOTOS: George Angelis

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *