Censipam e Embrapa Territorial implantam pesquisa sobre ocupação de terras na Amazônia

Censipam e Embrapa Territorial implantam pesquisa sobre ocupação de terras na Amazônia

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Embrapa Territorial firmaram parceria para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com o propósito de detectar, identificar, qualificar e quantificar o desmatamento na Amazônia, bem como apoiar e orientar novas políticas públicas e privadas na região amazônica.

Em 5 de dezembro, último, o coordenador-geral de Inteligência, Raimundo Camargos Filho, e a assessora e analista do Censipam, Edileuza de Melo, visitaram a sede da Embrapa Territorial, em Campinas (SP), para definir a implementação dos projetos sobre o uso e a ocupação de terras na Amazônia Legal e conhecer as atividades do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa.

esta imagem não possui descrição

A agenda incluiu uma apresentação institucional da Embrapa, realizada pelo representante das Relações Internacionais, Claudio Bragantini. Em seguida, foi realizada visita à infraestrutura do GITE, onde ocorreram apresentações sobre o Sistema de Monitoramento de Obras do PAC (GeoPAC) e Análise do Contexto Territorial para a Presidência da República, realizadas pelo analista Paulo Martinho.

Os servidores do Censipam também conheceram a infraestrutura do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE), quando foi apresentada a análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo pesquisador Rogério Resende. Na sequência, o Geoinfo – Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa – foi apresentado pela supervisora Daniela Maciel Pinto.

A visita técnica foi concluída com uma reunião com o chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda; o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Jardine; e com a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento,Colocar segunda foto Lucíola Magalhães, na qual foram discutidos os encaminhamentos para implementação das bolsas de pesquisa no início de 2020.

esta imagem não possui descrição

“A experiência da Embrapa em pesquisa e desenvolvimento ampliará o conhecimento da Amazônia Legal, contribuindo com a missão do Censipam de proteção da Amazônia”, afirmou a coordenadora dos projetos de pesquisa, Edileuza Melo.

Os projetos de pesquisa serão custeados com bolsas oriundas de Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Censipam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

esta imagem não possui descrição

Embrapa Territorial

A Embrapa Territorial é uma unidade da Embrapa que atua na viabilização de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência, gestão e monitoramento territorial para a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira. Criada em maio de 1989, está localizada em Campinas (SP), importante polo de ciência e tecnologia.

Com informação e fotos do Censipam

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *