Centenário do Grupo Fernão Dias

Pouso Alegre (MG) – No dia 19 de março de 2018, o 14° Grupo de Artilharia de Campanha (14° GAC), Grupo Fernão Dias, comemorou 100 anos de criação. A sua instalação na cidade de Pouso Alegre ocorreu com a denominação de 10° Regimento de Artilharia Montada. Ao longo de sua história recebeu diversas outras denominações, até que em 1973, após receber os Obuseiros M114 155 mm, recebeu a denominação atual.

 

Para marcar esta significativa data

No dia 13 de março, foi realizado um Culto Ecumênico no auditório da Unidade, com a participação dos Capelães Militares da ESA.

No dia 16 de março, foi realizada uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Pouso Alegre, onde foi exaltada a importância da instalação da Unidade para o desenvolvimento da cidade. No dia seguinte, 17, a banda de música da Unidade fez uma apresentação no centro de Pouso Alegre e foi muito prestigiada pela população;

No dia 18 de março, a cidade recebeu com entusiasmo a apresentação da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, no auditório da Faculdade de Direito do Sul de Minas, evento bastante concorrido.

No dia 19 de março, nas instalações da Unidade, foram realizadas o lançamento de Selo Comemorativo e de uma revista contendo os principais fatos históricos desses 100 anos de atividades, o descerramento de uma Placa Alusiva ao Centenário e uma Formatura Geral da Tropa, com a participação de diversas autoridades, entre elas o General de Exército Cláudio Coscia Moura, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção e Comandante do 14° GAC em 2002 e 2003; General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo integrante do Alto-Comando do Exército, General de Divisão Guido Amin Naves, Chefe do Escritório de Projetos do Exército e Comandante da 14º GAC em 2004 e 2005; do Dr Rafael Tadeu Simões, prefeito de Pouso Alegre; de antigos Comandantes da Unidade; do Presidente da Câmara Legislativa Municipal; de ex-integrantes do 14º GAC; de familiares e amigos, além de outras autoridades civis e militares.

Fotos: Cb Chibem, Sd Vaz e Sd Vitorino

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>