Centro de Comunicação Social do Exército comemora 35 anos

Comunicadores sociais do Exército Brasileiro (EB), o mundo moderno caracteriza-se por mudanças aceleradas nas tecnologias e na capacidade de gerar e absorver inovações. A revolução digital transformou o modo como as pessoas se relacionam, tornando-o diverso ao do mundo analógico. No EB, o Centro de Comunicação Social estabelece a interface entre os públicos interno e externo, com a permanente preocupação com a receptividade da informação, já que a percepção da notícia chega a ser mais importante do que o próprio fato. Nesse contexto, planejar, produzir e divulgar notícia exige dinamismo, sem prejuízo de oportunidade, precisão, propriedade e imparcialidade adequadas e essenciais a qualquer veículo de comunicação.

Após sucessivos processos de evolução da 6ª Divisão de Relações Públicas, foi criado o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), em 24 de março de 1981, e, desde então, já passou por inúmeras adaptações, em função, especialmente, da inclusão de modernos espaços de comunicação, como as mídias sociais. O EB está no Facebook, com aproximadamente 3.000.000 de curtidas; tem um canal oficial no Youtube, com cerca de 12.000.000 visualizações; e atualiza frequentemente seu status no Twitterpara mais de 75.000 seguidores. O ano de 2015 registrou inúmeros avanços em Comunicação Social (Com Soc) e, no EB, duas novas ferramentas passaram a contribuir com a divulgação institucional da Força: o Instagram e o aplicativo do Exército Brasileiro, com conteúdo adaptado para aparelhos celulares e tablets.

Instagram é uma das redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos mais populares do mundo e desempenha a importante tarefa de aumentar a consciência e a percepção positiva do Exército perante o público mais jovem, entre 16 e 24 anos, o qual ainda está formando sua opinião sobre as diversas marcas.

Em meados de 2015, o EB lançou o seu aplicativo, fruto da constatação de que o público acessava as nossas plataformas por meio de sistemas móveis. Em virtude disso, o CCOMSEx investiu na criação, inicialmente, da versão para o sistema Android e, logo em seguida, para IOS e Windows Phone. Já em dezembro, considerando as inúmeras sugestões dos usuários, foi lançada a versão 2.0 do aplicativo, que rapidamente alcançou mais de 20.000 instalações.

O CCOMSEX, como órgão central do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx) e como responsável por assessorar diretamente o Comandante do Exército quanto à Com Soc e à opinião pública, orienta, coordena e controla, em nível estratégico, as ações do Sistema, a fim de preservar e fortalecer a imagem do Exército, empregando todos os meios disponíveis em prol da credibilidade, da confiança e do prestígio institucionais. O nível de excelência alcançado pelos seus produtos, como a Revista Verde-Oliva, as Resenhas Diária e Semanal, O Recrutinha, a Rádio Verde-Oliva, além de todas as peças desenvolvidas em suas grandes campanhas informativas, demonstra o profissionalismo e a dedicação de todos os envolvidos no SISCOMSEx.

Parabéns, Comunicação Social do Exército! A missão de projetar o nosso EB no seio da sociedade é complexa, porém necessária. Enfrentem cada novo desafio orientados pelos valores castrenses e estejam certos do sucesso.

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>