Centro de Coordenação de Defesa de Área monitora jogos de futebol em São Paulo

Centro de Coordenação de Defesa de Área monitora jogos de futebol em São Paulo

São Paulo (SP) – Os Jogos Olímpicos 2016 tiveram seu pontapé inicial antes mesmo da cerimônia de abertura, que ocorreu sexta-feira, dia 5. A Arena Corinthians recebeu, no dia 3, duas partidas de futebol feminino do torneio olímpico. Canadá contra Austrália e Alemanha contra Zimbábue. O espetáculo dentro de campo foi garantido pela segurança fora dele, graças ao Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) de São Paulo. “A jornada de trabalho nesse primeiro dia foi dentro do esperado: sem acidentes e sem incidentes. O ambiente de entendimento e cooperação entre os integrantes do Centro foi excepcional. Já as nossas tropas permaneceram em prontidão, disponíveis para fazer face a qualquer contingência. Felizmente, não houve necessidade de acioná-las”, destacou o Coordenador de Defesa de Área de São Paulo, General de Divisão Décio Luís Schons.

Centro 1

A Coordenação de Defesa de Área (CDA) de São Paulo é uma estrutura temporária que tem como missão cooperar com o Ministério da Defesa no planejamento, preparo e emprego das Forças Armadas nas ações de segurança e defesa relacionadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As operações do CDA são articuladas a partir do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), de modo integrado com diversas agências, visando à eficácia da segurança pública, e com outros órgãos detentores de estruturas estratégicas.

Tropas de prontidão 

No Estado de São Paulo, três mil militares das Forças Armadas estão de prontidão para garantir que os Jogos transcorram em um clima pacífico e seguro. Os militares poderão ser empregados como Força de Contingência, na proteção de estruturas estratégicas, em ações de defesa cibernética e de defesa química, biológica, radiológica e nuclear. A segurança desse megaevento foi planejada e está sendo executada em coordenação com as Forças de segurança pública, a Agência Brasileira de Inteligência, a Polícia Federal e outras agências.

Nos dias de jogos de futebol, militares ficam posicionados nas proximidades da Arena Corinthians para facilitar a pronta resposta em caso de necessidade. Estruturas estratégicas, tais como estações de tratamento de água, de transmissão de energia e do metrô, serão monitoradas, durante todo o período dos Jogos, pelo CCDA. Caso haja ameaça de interrupção do serviço, uma tropa se encarregará da defesa do local.

Fotos: Cb Rafael Silva

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *