Centro de Estudos Estratégicos Promove 6º Seminário na ESG

O Centro de Estudos Estratégicos (CEE), da Escola Superior de Guerra (ESG), promoveu, no dia 1º de outubro de 2015, o 6º Seminário de Estudos Estratégicos. Intitulado “Evolução e perspectivas futuras das questões de Defesa”, a atividade teve por objetivo abordar as novas Políticas e Estratégias Nacionais de Defesa.

esg 2

As palestras foram ministradas pelos professores doutores Monica Herz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio), Hector Saint Pierre, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e Paulo Vizentini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para os integrantes do Curso Superior de Defesa (CSD), do qual participam os estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da ESG, alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e da Escola de Guerra Naval (EGN).

A abertura foi realizada pelo o General de Brigada R/1 José Eustáquio Nogueira Guimarães, diretor do CEE, que falou da importância da troca de informações proporcionada pelo CSD, curso que, segundo o mesmo, representa a integração do ensino militar e atende tanto as Forças Armadas quanto ao Ministério da Defesa.

esg 1Em sua apresentação, a Professora Monica Herz abordou a segurança no campo da resolução de conflitos, que, em sua visão, é interligado à defesa e aos assuntos estratégicos, e destacou alguns aspectos observados em estudos sobre a America Latina.

Em seguida, o doutor Hector Saint Pierre expôs as características atuais da defesa e perspectivas de futuro, ressaltou a diferença entre as defesas interna e externa, e demonstrou como são moldados os conceitos de proteção externa. Também explicitou, na oportunidade, o emprego das Forças Armadas em diferentes situações.

Por último, o Professor Paulo Vizentini fez uma explanação sobre a necessidade dos estudos de defesa e um panorama histórico a respeito dos conflitos no mundo. E, por fim, comentou a crescente perda da identidade nacional brasileira, fenômeno que vem ocorrendo nas últimas décadas. Ao término, os expositores participaram de um painel de debates.

(ESG ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>