Centro de Guerra Eletrônica da Marinha realiza cerimônia de encerramento de curso

Centro de Guerra Eletrônica da Marinha realiza cerimônia de encerramento de curso

O Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM) realizou, em 24 de maio, a cerimônia de encerramento do 3º Curso Especial de Guerra Eletrônica para Oficiais (C-ESP-GE-OF). O evento foi presidido pelo Diretor do Centro, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Alcides Albuquerque da Costa, e contou com as presenças do Comandante do Batalhão Escola de Comunicações do Exército, Tenente-Coronel José Euclides Oliveira de Araújo e do Comandante do Esquadrão “Orungan” (1º/7º Grupo de Aviação), Tenente-Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, organizações militares com oficiais concludentes.

O curso, com duração de três meses, foi conduzido pelo CGEM, nas dependências do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML). As atividades deram ênfase ao contexto atual da guerra eletrônica e seus desdobramentos tecnológicos nas áreas de radar, medidas de apoio à guerra eletrônica, medidas de ataque eletrônico, medidas de proteção eletrônica, guerra eletrônica de comunicações, inteligência de imagens, antenas, micro-ondas e eletro-óptica. Para aprimorar a formação do corpo discente, houve visitas ao Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha, Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e apresentações técnico-didáticas da empresa SAAB Medav e da empresa nacional estratégica de defesa IACIT.

O C-ESP-GE-OF turma 2018 teve seu quadro discente composto, além de oficiais da Marinha, por oficiais do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Essa foi a primeira turma a receber oficiais femininas, que conquistaram com distinção as primeiras colocações no curso: Primeiro-Tenente (EN) Sabrina de Angeli Souza (média 9,96) e Primeiro-Tenente (EN) Bruna Luísa Ramos Prado Vasques (média 9,95). Elas servem no IPqM.

O C-Esp-GE-OF teve como objetivos garantir a permanente e contínua qualificação de oficiais nessa área de conhecimento e contribuir para a formação de uma sólida e permanente mentalidade de Guerra Eletrônica nas Forças Armadas, em especial na Marinha do Brasil.

Comandantes, instrutores e formandos do C-ESP-GE-Of turma 2018

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *